Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/1993
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Matheus Sampaio-
dc.date.accessioned2021-11-24T13:10:04Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2021-11-24T13:10:04Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.identifier.citationTAVARES, Matheus Sampaio. Análise do carregamento devido ao transporte de soja por Combinações de Veículos de Cargas (CVCs) nas Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes no Mato Grosso. 2021. 86 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/1993-
dc.description.abstractThe state of Mato Grosso is the country's largest soy producer, which, in turn, prevails as the main agricultural commodity of the local economy. Given this scenario, the present study aims to analyze the impacts of transporting soybeans through Combinations of Cargo Vehicles on bridges in the state. Throughout the text is conceptualized the evolution of the vehicle fleet, the expansion of grain production in the Mato Grosso territory, the changes in the projects of reinforced concrete bridges, the main cargo vehicles used in the Brazilian territory, as well as the history of the Brazilian and state road transport. Through the analysis of the trains types loading and existing Combinations of Cargo Vehicles, it is possible to conclude that the normative train type does not portray the current situation of cargo transport, and in all cases, the requesting efforts analyzed of the Combinations of Cargo Vehicles exceeded the vehicle type of ABNT NBR 7188 (2013), a fact that demonstrates the importance of discussing the subject at the state and national levels.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sirney Costa (sirneycosta1975@gmail.com) on 2021-11-10T14:42:46Z No. of bitstreams: 1 Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf: 2434578 bytes, checksum: 1c925a36ce192003d123e6b5e9b8feca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by FERNANDO Iuasse (matosiuasse72@gmail.com) on 2021-11-24T13:10:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf: 2434578 bytes, checksum: 1c925a36ce192003d123e6b5e9b8feca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T13:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf: 2434578 bytes, checksum: 1c925a36ce192003d123e6b5e9b8feca (MD5) Previous issue date: 2021-09-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise do carregamento devido ao transporte de soja por Combinações de Veículos de Cargas (CVCs) nas Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes no Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Posterlli, Mariana Correa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206705772854164pt_BR
dc.contributor.referee1Posterlli, Mariana Correa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4206705772854164pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Igor Aureliano Miranda Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2439142704117522pt_BR
dc.contributor.referee3Domingues, Aline Bensi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6946131947919614pt_BR
dc.description.resumoO estado do Mato Grosso é maior produtor de soja do país que, por sua vez, prevalece como a principal commodity agrícola da economia local. Diante desse cenário, o presente trabalho tem o intuito de analisar os impactos do transporte de soja através de Combinações de Veículos de Cargas (CVC’s) nas pontes presentes no estado. No decorrer do texto se conceitua a evolução da frota de veículos, a expansão da produção do grão no território mato-grossense, as mudanças nos projetos de pontes de concreto armado, os principais veículos de cargas utilizados no território brasileiro, bem como o histórico do transporte rodoviário brasileiro e estadual. Através das análises dos carregamentos dos trens-tipos normativos e das CVC’s existentes pôdese concluir que o trem-tipo normativo não retrata a atual situação do transporte de cargas, sendo que em todos os casos analisados os esforços solicitantes das Combinações de Veículos de Cargas excederam o do veículo tipo da ABNT NBR 7188 (2013), fato que demonstra a importância da discussão do tema em âmbito estadual e nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civil - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.keywordCombinação de Veículo de Cargapt_BR
dc.subject.keywordPontespt_BR
dc.subject.keywordSegurança estruturalpt_BR
dc.subject.keyword2Combination of Cargo Vehiclept_BR
dc.subject.keyword2Bridgespt_BR
dc.subject.keyword2Structural Safetypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Civil - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf2.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.