Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/1993
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tavares, Matheus Sampaio | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T13:10:04Z | - |
dc.date.available | 2021-09-27 | - |
dc.date.available | 2021-11-24T13:10:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-08 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Matheus Sampaio. Análise do carregamento devido ao transporte de soja por Combinações de Veículos de Cargas (CVCs) nas Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes no Mato Grosso. 2021. 86 f. TCC (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/1993 | - |
dc.description.abstract | The state of Mato Grosso is the country's largest soy producer, which, in turn, prevails as the main agricultural commodity of the local economy. Given this scenario, the present study aims to analyze the impacts of transporting soybeans through Combinations of Cargo Vehicles on bridges in the state. Throughout the text is conceptualized the evolution of the vehicle fleet, the expansion of grain production in the Mato Grosso territory, the changes in the projects of reinforced concrete bridges, the main cargo vehicles used in the Brazilian territory, as well as the history of the Brazilian and state road transport. Through the analysis of the trains types loading and existing Combinations of Cargo Vehicles, it is possible to conclude that the normative train type does not portray the current situation of cargo transport, and in all cases, the requesting efforts analyzed of the Combinations of Cargo Vehicles exceeded the vehicle type of ABNT NBR 7188 (2013), a fact that demonstrates the importance of discussing the subject at the state and national levels. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sirney Costa (sirneycosta1975@gmail.com) on 2021-11-10T14:42:46Z No. of bitstreams: 1 Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf: 2434578 bytes, checksum: 1c925a36ce192003d123e6b5e9b8feca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by FERNANDO Iuasse (matosiuasse72@gmail.com) on 2021-11-24T13:10:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf: 2434578 bytes, checksum: 1c925a36ce192003d123e6b5e9b8feca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-24T13:10:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf: 2434578 bytes, checksum: 1c925a36ce192003d123e6b5e9b8feca (MD5) Previous issue date: 2021-09-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do carregamento devido ao transporte de soja por Combinações de Veículos de Cargas (CVCs) nas Obras de Arte Especiais (OAEs) presentes no Mato Grosso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Posterlli, Mariana Correa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4206705772854164 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Posterlli, Mariana Correa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4206705772854164 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Campos, Igor Aureliano Miranda Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2439142704117522 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Domingues, Aline Bensi | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6946131947919614 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estado do Mato Grosso é maior produtor de soja do país que, por sua vez, prevalece como a principal commodity agrícola da economia local. Diante desse cenário, o presente trabalho tem o intuito de analisar os impactos do transporte de soja através de Combinações de Veículos de Cargas (CVC’s) nas pontes presentes no estado. No decorrer do texto se conceitua a evolução da frota de veículos, a expansão da produção do grão no território mato-grossense, as mudanças nos projetos de pontes de concreto armado, os principais veículos de cargas utilizados no território brasileiro, bem como o histórico do transporte rodoviário brasileiro e estadual. Através das análises dos carregamentos dos trens-tipos normativos e das CVC’s existentes pôdese concluir que o trem-tipo normativo não retrata a atual situação do transporte de cargas, sendo que em todos os casos analisados os esforços solicitantes das Combinações de Veículos de Cargas excederam o do veículo tipo da ABNT NBR 7188 (2013), fato que demonstra a importância da discussão do tema em âmbito estadual e nacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.subject.keyword | Combinação de Veículo de Carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pontes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança estrutural | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Combination of Cargo Vehicle | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Bridges | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Structural Safety | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus Sampaio Tavares_TCC.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.