Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Tuíse Brito-
dc.date.accessioned2022-01-03T19:28:45Z-
dc.date.available2019-08-28-
dc.date.available2022-01-03T19:28:45Z-
dc.date.issued2019-08-22-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Tuíse Brito. Mediação : um novo caminho na solução de conflitos entre servidores públicos. 2019. 79 f. Monografia (Bacharelado em Direito) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2089-
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the possibility of implementing mediation to resolve conflicts between public servants in the workplace in order to improve their relationships and consequently the provision of public service. For this purpose, the bibliographic and documentary research was used as methodology, using books, laws, and other norms. Based on the studies carried out, it was found that the various conflicts present in society are also currently approached by alternative conflict resolution tools that can have very positive results for both those involved and society, and a culture of dialogue and pacification has been fostered. It was found that the Public Administration must act in compliance with constitutional rules and principles, and that administrative activity must be guided, first of all by the principle of human dignity and the promotion of fundamental rights and guarantees. Moreover, that the Public Administration underwent changes in its rules and principles that provide mediation in its ambit. It was also observed that the public servant can be perceived as a subject of rights and have considered their personal dimension. Just as it was realized that mediation could be used as a consensual instrument for resolving conflicts between public servants, and it may bring beneficial results to them, the Administration and citizens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2021-12-30T21:01:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_Tuíse Brito Rodrigues_2019.pdf: 836869 bytes, checksum: 2165ac22bbed2c15c1437651845658dd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-01-03T19:28:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Tuíse Brito Rodrigues_2019.pdf: 836869 bytes, checksum: 2165ac22bbed2c15c1437651845658dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-03T19:28:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Tuíse Brito Rodrigues_2019.pdf: 836869 bytes, checksum: 2165ac22bbed2c15c1437651845658dd (MD5) Previous issue date: 2019-08-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMediação : um novo caminho na solução de conflitos entre servidores públicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lacerda, João Paulo Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553110153888188pt_BR
dc.contributor.referee1Lacerda, João Paulo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5553110153888188pt_BR
dc.contributor.referee2Burmann, Larissa Lauda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6639774827969687pt_BR
dc.contributor.referee3Dourado, Paulo Eduardo Aquino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6558490138521746pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094044429614840pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar a possiblidade de implementação da mediação para sanar conflitos entre servidores públicos no ambiente de trabalho com vistas a aprimorar suas relações e consequentemente a prestação do serviço público. Para esse objetivo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, fazendo-se uso de livros, leis, e outras normativas. Com base nos estudos realizados constatou-se que os diversos conflitos presentes no seio social são hodiernamente também abordados por instrumentos alternativos de solução de conflitos que podem apresentar resultados muito positivos tanto para os envolvidos quanto para a sociedade, tendo sido fomentada uma cultura de diálogo e de pacificação. Verificou-se que a Administração Pública deve atuar observando regras e princípios constitucionais, e que a atividade administrativa precisa pautar-se, antes de tudo, pelo princípio da dignidade humana e pela promoção dos direitos e garantias fundamentais. E que tem passado por transformações em suas regras e princípios que propiciam a mediação em seu âmbito. Observou-se também que o servidor público pode ser percebido como sujeito de direitos e ter considerada sua dimensão pessoal. Assim como percebeu-se que a mediação pode vir a ser utilizada como instrumento consensual para solução de conflitos entre servidores públicos, sendo possível que dela provenha resultados vantajosos a eles, à Administração e aos cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programDireito - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.subject.keywordconflitopt_BR
dc.subject.keywordmediaçãopt_BR
dc.subject.keywordambiente de trabalhopt_BR
dc.subject.keyworddireitos e garantias fundamentaispt_BR
dc.subject.keywordAdministração Públicapt_BR
dc.subject.keywordservidor públicopt_BR
dc.subject.keywordcidadãopt_BR
dc.subject.keyword2conflictspt_BR
dc.subject.keyword2mediationpt_BR
dc.subject.keyword2workplacept_BR
dc.subject.keyword2fundamental rights and guaranteespt_BR
dc.subject.keyword2Public Administrationpt_BR
dc.subject.keyword2public servantspt_BR
dc.subject.keyword2citizenspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Direito - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Tuíse Brito Rodrigues_2019.pdf817.25 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.