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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Resolução de Problemas no ensino de Ciências e Matemática : avanços e desafios
Autor(es): Mundel, Juliane
Orientador(a): Azevedo, Elizabeth Quirino de
Membro da Banca: Azevedo, Elizabeth Quirino de
Membro da Banca: Laier, Simone Simionato dos Santos
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Resumo : A Resolução de Problemas é uma tendência relacionada ao ensino-aprendizagem da Matemática, configura-se em uma metodologia que contribui para o entendimento dos conteúdos através da construção de conceitos associados ao tema proposto, utilizando problemas de forma a fazer o aluno pensar no conteúdo e chegar as conclusões por si só. Porém, ainda, é um método pouco utilizado, ou quando aplicado, é de forma um tanto fragmentada, pois requer aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais envolvidos, o que até então, não acontece com muita frequência. Este trabalho, que está vinculado ao projeto de pesquisa “Metodologia de Resolução de Problemas: Avanços e Desafios” e ao Programa de Residência Pedagógica, buscou descobrir quais áreas e para qual público está destinada a pesquisa acadêmica acerca da metodologia de Resolução de Problemas, bem como catalogar que trabalhos aplicam sequências didáticas e quais estão no campo teórico. Inicialmente foi feito um levantamento dos Cursos de Pós-Graduação na área básica de Ensino de Ciências e Matemática em todo o Brasil, separados por Regiões e estados, que constam na Plataforma Sucupira. Na sequência, após selecionar os Cursos de Pós-Graduação dessa área, realizou-se uma busca por Dissertações e Teses produzidas nesses programas, entre os anos de 2014 a 2018, que abordem de alguma forma, a metodologia de Resolução de Problemas na área de Ensino de Ciências e Matemática. Posteriormente à identificação dos trabalhos, os mesmos foram analisados e classificados de acordo com alguns critérios, a saber: i) área de Ensino de Ciências ou Matemática; ii) forma de abordagem da metodologia, se foi somente mencionada como teoria; iii) Se houve aplicação ou não; iv) Nível de ensino abordado, na Educação Básica (Ensino Fundamental ou Médio) ou no Ensino Superior. A partir desta análise foi possível identificar, em números, como avança a pesquisa sobre a metodologia de Resolução de Problemas no Brasil no Ensino de Ciências e Matemática.
Resumo em lingua estrangeira: Problem Solving is a trend related to the teaching-learning of Mathematics, it is configured in a methodology that contributes to the understanding of the general contents of the construction of concepts associated with the proposed theme, using problems in order to make the student think about the content and arrive as files by themselves. However, it is still a little used method, or when applied, it is somewhat fragmented, as it requires improvement and training of the professionals involved, which until then, does not happen very often. This work, which is linked to the research project “Problem Solving Methodology: Advances and Challenges” and to the Pedagogical Residency Program, sought to discover which areas and to which public the academic research on Problem Solving methodology is destined, as well as catalog which works apply didactic sequences and which are in the theoretical field. Initially, a survey was made of the Postgraduate Courses in the basic area of Science and Mathematics Education throughout Brazil, separated by regions and states, which are included in the Sucupira Platform. Then, after selecting the Postgraduate Course in this area, a search was made for Dissertations and Theses produced by these programs, between the years 2014 to 2018, which address in some way, the Problem Solving methodology in the area of Science and Mathematics Teaching. Subsequent to the identification of the works, they were identified and classified according to some criteria, namely: i) Science or Mathematics Teaching area; ii) how to approach the methodology, if it was only mentioned as a theory; iii) Whether there was an application or not; iv) Level of education covered, in Basic Education or in Higher Education. From this analysis it was possible to identify, in numbers, how the research on the methodology of Problem Solving in Brazil in Science and Mathematics Teaching advances.
Palavra-chave: Ensino de Ciências
Ensino de Matemática
Resolução de Problemas
Produções Acadêmicas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Science teaching
Mathematics teaching
Problem solving
Academic productions
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Matemática - CUS
Referência: MUNDEL, Juliane. Resolução de Problemas no ensino de Ciências e Matemática: avanços e desafios. 2020. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2197
Data defesa documento: 17-May-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

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