Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/223
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância do planejamento tributário e sua aplicação no IRPJ e CSLL : um estudo de caso lucro presumido versus lucro real
Autor(es): Espirito Santo, Rayanne Cristina do
Orientador(a): Silva, Varlindo Alves da
Membro da Banca: Silva, Varlindo Alves da
Membro da Banca: Costa, João Soares da
Membro da Banca: Silva, Manoel dos Santos e
Resumo : Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil possui a maior carga tributária da América Latina e uma das maiores do mundo. Mesmo com a alta carga tributária existente Brasil, muitas empresas ainda deixam de examinar se estão apurando os tributos da melhor forma possível. Sendo assim este trabalho tem por objetivo evidenciar as ferramentas que o planejamento tributário podem possibilitar para a escolha da melhor alternativa de tributação para a empresa, com vistas a reduzir a influência dos tributos sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade. Fazer uma avaliação do efeito tributário ano após ano é de extrema importância, pois a cada exercício fiscal o contexto empresarial muda e os tributos incidentes sobre as atividades são influenciados por essa mudança. Sendo assim este trabalho tenta esclarecer o planejamento tributário, dando um enfoque no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido(CSLL), objetivando minimizar o gasto com esses tributos e destacar o planejamento tributário como um mecanismo de gestão e controle, auxiliando no processo de tomada de decisão. Por esta razão foi desenvolvido um estudo de caso na empresa Maggi Energia S.A, cuja atividade econômica é a geração de energia elétrica, no município de Cuiabá. O caso prático a ser analisado tem como objetivo verificar qual a melhor alternativa entre o Lucro Real e o Lucro Presumido, tendo como finalidade identificar qual regime resultaria um menor ônus tributário dentro dos parâmetros legais. Conforme analisado nas demonstrações publicadas no Diário Oficial do estado de Mato Grosso, o Imposto de Renda e a Contribuição Social foram apurados através do “Lucro Presumido” pela empresa. Após os dados levantados e posterior comparação dos regimes tributários, concluímos que a melhor opção do regime tributário para a diminuição do ônus tributário do IRPJ e CSLL na atividade desta empresa, é o Lucro Presumido.
Palavra-chave: Carga tributária
Planejamento tributário
Imposto de renda de pessoa jurídica
Contribuição social sobre o lucro líquido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: ESPIRITO SANTO, Rayanne Cristina do. A importância do planejamento tributário e sua aplicação no IRPJ e CSLL: um estudo de caso lucro presumido versus lucro real. 2017. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/223
Data defesa documento: 3-Apr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_Rayanne Cristina do Espirito Santo.pdf995.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.