Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2248
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Yan Savio Gomes de-
dc.date.accessioned2022-03-24T15:24:13Z-
dc.date.available2022-03-22-
dc.date.available2022-03-24T15:24:13Z-
dc.date.issued2022-03-10-
dc.identifier.citationJESUS, Yan Savio Gomes de. Caracterização do perfil dos ciclistas da cidade se Cuiabá/MT. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Transportes) - Universidade Federal de Mato Grosso. Faculdade de Engenharia, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2248-
dc.description.abstractCongestion, excess of private vehicles, overcrowding of public transport among other problems are reflections of the irregular expansion of cities, which creates difficulty in accessibility and worsens urban mobility as a whole. In this sense, the sustainable vision of urban mobility presents itself as a way out of such adversities. Among its palliative actions is the appeal for the use of the bicycle, since it is an active transport, it does not pollute the environment and its use has numerous benefits to the health and well-being of people. In view of this, when noticing the lack of effective agendas encouraging the use of bicycles in the city of Cuiabá, in this work it was proposed to outline the profile of the Cuiabá cyclist in order to substantiate the decision-making of public agents and transport managers, thus enabling the resolution of problems experienced by the adopted target audience. This survey was carried out through an electronic questionnaire, which was made available on Google Forms, and disseminated through WhatsApp groups, Instagram and E-mails, and presented questions related to socioeconomic issues and tangents to the use of the bicycle as a means of transport, highlighting its main problems and motivations. It should be noted that there were 168 valid responses, which made it possible to develop the profile of Cuiaba cyclists.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2022-03-24T15:24:00Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Yan Sávio Gomes de Jesus.pdf: 1424873 bytes, checksum: 78b4ab81d890a02f165ce51c3fa21c30 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2022-03-24T15:24:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Yan Sávio Gomes de Jesus.pdf: 1424873 bytes, checksum: 78b4ab81d890a02f165ce51c3fa21c30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-24T15:24:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Yan Sávio Gomes de Jesus.pdf: 1424873 bytes, checksum: 78b4ab81d890a02f165ce51c3fa21c30 (MD5) Previous issue date: 2022-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaracterização do perfil dos ciclistas da cidade de Cuiabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Baltar, Marina Leite de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0056340986329931pt_BR
dc.contributor.referee1Baltar, Marina Leite de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0056340986329931pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Sérgio Luiz Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7177803656912594pt_BR
dc.contributor.referee3Brondani, Chaveli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829398318033869pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022029656314971pt_BR
dc.description.resumoCongestionamento, excesso de veículos particulares, superlotação do transporte público entre outras problemáticas são reflexos da expansão irregular das cidades, o que gera dificuldade na acessibilidade e piora na mobilidade urbana como um todo. Nesse sentido, a visão sustentável da mobilidade urbana apresenta-se como uma saída para tais adversidades. Dentre suas ações paliativas encontra-se o apelo pelo uso da bicicleta, uma vez que é um transporte ativo, não polui o meio ambiente e seu uso apresenta inúmeros benefícios à saúde e o bem estar das pessoas. Vislumbrando isso, ao perceber a falta de agendas efetivas incentivando o uso da bicicleta na cidade de Cuiabá, nesse trabalho propôs-se traçar o perfil do ciclista cuiabano com a finalidade de substanciar as tomadas de decisões dos agentes públicos e gestores de transportes, possibilitando assim o saneamento de problemáticas vivenciadas pelo público alvo adotado. Esse levantamento foi realizado por meio de um questionário eletrônico, que foi disponibilizado no Google Forms, e divulgado através de grupos de WhatsApp, Instagram e E-mails, e apresentava perguntas relacionadas a questões socioeconômicas e tangentes à utilização da bicicleta como meio de transportes, destacando seus principais problemas e motivações. Salienta-se, que houveram 168 respostas válidas, as quais possibilitaram elaborar o perfil dos ciclistas cuiabanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Transportes - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.keywordPerfil do ciclistapt_BR
dc.subject.keywordBicicletapt_BR
dc.subject.keywordTransporte ativopt_BR
dc.subject.keywordMeio de transportept_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keyword2Cyclist profilept_BR
dc.subject.keyword2Bicyclept_BR
dc.subject.keyword2Active transportpt_BR
dc.subject.keyword2Means of transportpt_BR
dc.subject.keyword2Urban mobilitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Yan Sávio Gomes de Jesus.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.