Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2253
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tatsch, Kellyn Anair | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T17:34:04Z | - |
dc.date.available | 2022-03-21 | - |
dc.date.available | 2022-04-18T17:34:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-16 | - |
dc.identifier.citation | TATSCH, Kellyn Anair. Origami : um recurso paradidático para o ensino de triângulos para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. 2021. 111f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2253 | - |
dc.description.abstract | techniques and methods to frame existence around it, and it plays a vital role in scientific and cultural progress. The challenges in the teaching and learning of geometry make this work the driving force. Therefore, using origami, the art of folding paper, can effectively teach geometry because it is an easy-to-handle tool, and from that, this work aims to develop a new way of seeing and learning geometry, in the seventh year of elementary school, and in this particular case the study of triangles. Origami as a paradidactic resource, is an important ally in teaching and learning, as it inspires spatial and geometric views of objects, provides an environment to reflect on current approaches in geometry teaching, promotes better student learning and makes teaching more pleasant and significant. What's more, the resource only requires simple and accessible materials, virtually any piece of paper can be used, so it frees students from using rulers and compasses and is still an engaging, fun and creative approach. This work aims to present a paradidactic way of teaching geometry through origami, in addition, this will be compared when using GeoGebra software for teaching and learning the same content. Using origami, students have the possibility to develop interest and development in geometric concepts in a practical way, and be responsible agents for building their knowledge through folding, drawing, visualization, comparison, development of imagination and creativity and skills. required by the BNCC. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-04-11T21:52:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Kellyn Anair Tatsch.pdf.pdf: 6575023 bytes, checksum: d1cccfede98a79d5271731fa8e4bb055 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2022-04-18T13:21:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Kellyn Anair Tatsch.pdf.pdf: 6575023 bytes, checksum: d1cccfede98a79d5271731fa8e4bb055 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2022-04-18T17:17:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Kellyn Anair Tatsch.pdf.pdf: 6575023 bytes, checksum: d1cccfede98a79d5271731fa8e4bb055 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-04-18T17:34:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Kellyn Anair Tatsch.pdf.pdf: 6575023 bytes, checksum: d1cccfede98a79d5271731fa8e4bb055 (MD5) Previous issue date: 2022-03-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Origami : um recurso paradidático para o ensino de triângulos para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sheng, Lee Yun | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9102152521491437 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sheng, Lee Yun | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9102152521491437 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Azevedo, Elizabeth Quirino de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4804734155117578 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carnevarollo Júnior, Rubens Pazim | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5805356255692395 | pt_BR |
dc.description.resumo | A geometria é um dos conhecimentos mais antigo do homem, originado da necessidade de elaborar técnicas e métodos para enquadrar a existência em torno dela, e desempenha um papel vital no progresso científico e cultural. Os desafios no ensino e aprendizagem da geometria, torna motriz a este trabalho. Portanto, utilizar o origami, a arte de dobrar papel, pode efetivamente ensinar geometria por ser uma ferramenta de fácil manipulação, e a partir disso este trabalho visa desenvolver uma nova forma de ver e aprender geometria, no Sétimo ano do Ensino Fundamental, e neste caso particular o estudo dos triângulos. O origami como recurso paradidático, é um importante aliado no ensino e aprendizagem, pois inspira visões espaciais e geométricas de objetos, proporciona um ambiente para refletir sobre as abordagens atuais no ensino de geometria, promove melhor aprendizagem dos alunos e torna o ensino mais agradável e significativo. Além do mais, o recurso requer apenas materiais simples e acessíveis, praticamente qualquer pedaço de papel pode ser utilizado, por isso liberta os alunos do uso de réguas e compassos e ainda é uma abordagem envolvente, divertida e criativa. Este trabalho tem como objetivo apresentar um meio paradidático de ensinar geometria através do origami, além disso, esta será comparada quando se usa o software GeoGebra para o ensino e aprendizagem do mesmo conteúdo. Usando o origami os alunos têm a possibilidade de desenvolverem o interesse e o desenvolvimento em conceitos geométricos de forma prática, e serem agentes responsáveis pela construção de seu conhecimento por meio das dobraduras, desenho, visualização, comparação, desenvolvimento da imaginação e criatividade e das habilidades exigidas pela BNCC. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUS - Sinop | pt_BR |
dc.publisher.program | Matemática - CUS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Origami | pt_BR |
dc.subject.keyword | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geometria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Triângulos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Origami | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Geometry | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Triangles | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematics Teaching | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Kellyn Anair Tatsch.pdf.pdf | 6.42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.