Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rafael da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:13:47Z-
dc.date.available2022-03-22-
dc.date.available2022-04-19T18:13:47Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Rafael da Silva. Uma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MT EM, sob a ótica da ética aristotélica. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2279-
dc.description.abstractThis work aims to know and present, based on Aristotle's "Nicomachean Ethics", a reading of the Financial Education proposal present in the educational guidelines, National Common Curricular Base (BNCC), Curricular Reference Document for Mato Grosso - Teaching Stage (DRC/MT-EM) and in the book “Você Aqui e Agora!”, material from the Federal Government's National Strategy for Financial Education (ENEF). In the reading, we relate the virtues of Aristotle's liberal man to the different profiles of students from non-westernized culture described in the DRC/MT-EM, from the book "Você Aqui e Agora!" and the skills of the BNCC. We differentiate Financial Education from Financial Mathematics, we present examples of activities that have the potential to denaturalize financial relationships such as: term purchase, interest, investments, financial etc. We observed and questioned the potential and suitability of the material proposed by ENEF for the plurality of young people in the State of Mato Grosso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-04-11T22:11:32Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Rafael da Silva Santos.pdf.pdf: 992014 bytes, checksum: 77eaf2357422352653420af72f6cd949 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2022-04-18T13:22:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Rafael da Silva Santos.pdf.pdf: 992014 bytes, checksum: 77eaf2357422352653420af72f6cd949 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2022-04-19T14:33:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Rafael da Silva Santos.pdf.pdf: 992014 bytes, checksum: 77eaf2357422352653420af72f6cd949 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T18:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Rafael da Silva Santos.pdf.pdf: 992014 bytes, checksum: 77eaf2357422352653420af72f6cd949 (MD5) Previous issue date: 2022-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma leitura da educação financeira proposta pelas Diretrizes Educacionais atuais, BNCC e DRC/MTEM, sob a ótica da ética aristotélicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee2Mafra, Heber Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6343809752891461pt_BR
dc.contributor.referee3Branco, Tiago dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1091591543690159pt_BR
dc.description.resumoA partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018, tem aumentado ações para inserção da Educação Financeira no currículo das instituições de educação básica do Brasil. Este trabalho tem como objetivo conhecer e apresentar, a partir da “Ética a Nicômaco” de Aristóteles, uma leitura da proposta de Educação Financeira presentes nas diretrizes educacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento de Referência Curricular para Mato Grosso – Etapa Ensino Médio (DRC/MT-EM) e no livro “Você Aqui e Agora!”, material da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), do Governo Federal. Na leitura relacionamos entre as virtudes do homem liberal de Aristóteles com os diferentes perfis do alunados de cultura não ocidentalizada descritos na DRC/MT-EM, do livro “Você Aqui e Agora!” e as habilidades da BNCC. Diferenciamos Educação Financeira de Matemática Financeira, apresentamos exemplos de atividades que com potencial de desnaturalizar relações financeiras como: compra a prazo, juros, aplicações, financeiras etc. Observamos e questionamos o potencial e adequação do material proposto pelo ENEF a pluralidade de jovens do Estado de Mato Grosso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordEducação Financeirapt_BR
dc.subject.keywordDRC/MT-EMpt_BR
dc.subject.keywordBNCCpt_BR
dc.subject.keywordHabilidadespt_BR
dc.subject.keyword2Financial Educationpt_BR
dc.subject.keyword2DRC/MT-MSpt_BR
dc.subject.keyword2BNCCpt_BR
dc.subject.keyword2Skillspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Rafael da Silva Santos.pdf.pdf968.76 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.