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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2291
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da acessibilidade das vias públicas dos bairros Jardim Amazônia I e II, Barra do Garças, de acordo com a NBR 9050/20 |
Autor(es): | Câmara, Dalton Peres |
Orientador(a): | Tussolini, Loyse |
Coorientador: | Silva, Callebe Camelo |
Membro da Banca: | Tussolini, Loyse |
Membro da Banca: | Ramos, Wesmara Barbosa |
Membro da Banca: | Gomes, Rafaella Carvalho |
Resumo : | Este estudo teve por objetivo geral analisar a acessibilidade das vias públicas dos bairros Jardim Amazônia I e II, em Barra do Garças, Mato Grosso, conforme a ABNT NBR 9050/20, que dispõe de medidas para melhorar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As vias públicas são repletas de obstáculos que impedem a continuidade da movimentação, como calçadas estreitas, degraus, desníveis, árvores, lixeiras, etc. Para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, esses obstáculos podem ser ainda mais prejudiciais, dificultando ainda mais o deslocamento. A pesquisa foi conduzida numa abordagem qualitativa, desenvolvida na cidade de Barra do Garças - MT, em dois bairros denominados “Jardim Amazônia I” e “Jardim Amazônia II”, localizados levemente afastados do centro da cidade. Para essa pesquisa, foi realizado um estudo de campo in loco, com investigação métrica por meio de trena, checklist, e fotos das 25 ruas, travessas e avenidas, 1 praça e 1 escola que compõem os bairros. O resultado desse trabalho, indicou como sendo insatisfatório o grau de acessibilidade nos bairros, uma vez, que em todas as vias analisadas, havia pelo menos um obstáculo que impossibilitava a continuação do deslocamento sobre as calçadas. Em suma, houve uma unanimidade em relação às inconformidades em relação à ABNT NBR 9050/20, fazendo-se necessário alterações. |
Resumo em lingua estrangeira: | The general objective of this study was to analyze the accessibility of public roads in the Jardim Amazônia I and II neighborhoods, in Barra do Garças, Mato Grosso, according to ABNT NBR 9050/20, which has measures to improve access for people with disabilities or mobility. reduced. Public roads are full of obstacles that prevent the continuity of movement, such as narrow sidewalks, steps, unevenness, trees, trash cans, etc. For people with disabilities or reduced mobility, these obstacles can be even more harmful, making commuting even more difficult. The research was conducted in a qualitative approach, developed in the city of Barra do Garças - MT, in two neighborhoods called "Jardim Amazônia I" and "Jardim Amazônia II", located slightly away from the city center. For this research, an in loco field study was carried out, with metric investigation using a tape measure, checklist, and photos of the 25 streets, alleys and avenues, 1 square and 1 school that make up the neighborhoods. The result of this work indicated that the degree of accessibility in the neighborhoods was unsatisfactory, since in all the analyzed roads, there was at least one obstacle that made it impossible to continue moving on the sidewalks. In short, there was unanimity in relation to non-conformities in relation to ABNT NBR 9050/20, making changes necessary. |
Palavra-chave: | construção civil acessibilidade planejamento urbano deficiência mobilidade reduzida |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | civil construction accessibility urban planning deficiency reduced mobility |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Engenharia Civil - CUA |
Referência: | CÂMARA, Dalton Peres. Avaliação da acessibilidade das vias públicas dos bairros Jardim Amazônia I e II, Barra do Garças, de acordo com a NBR 9050/20. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2291 |
Data defesa documento: | 25-Feb-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Civil - Araguaia |
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