Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2321
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Pensando sobre os Quelônios”: jogo didático para o ensino de ciências e biologia na perspectiva da educação ambiental
Autor(es): Oliveira, Gismeire Francisca de
Orientador(a): Pignati, Marina Teófilo
Membro da Banca: Pignati, Marina Teófilo
Membro da Banca: Paiva, Ayane de Souza
Membro da Banca: Sá, Dayse Maria da Cunha
Resumo : A escola desempenha um papel importante na formação de cidadãos conscientes e a educação ambiental abordada como tema transversal deve ser usada para trabalhar temas como a preservação das espécies de quelônios do gênero Podocnemis da bacia Tocantins-Araguaia. As espécies do gênero Podocnemis, além de serem usados como alimento para subsistência, desempenham importantes papéis no fornecimento de diversos serviços ecossistêmicos, especialmente relacionados à teia alimentar devido a sua considerável biomassa faunística, ciclagem de matéria orgânica e dispersão de sementes, fazendo parte do grupo de espécies que operam na manutenção e no equilíbrio do ecossistema. O objetivo desse trabalho foi produzir um jogo lúdico didático denominado “Pensando Sobre os Quelônios”, para ser usado por professores de biologia em aulas do ensino fundamental e médio, promovendo a socialização e sensibilização dos alunos envolvidos para conservação de quelônios existentes na região e ressaltando sua importância ecológica. O jogo foi produzido para ser realizado em três fases: jogo de perguntas e três opções de resposta, onde foram condicionadas três placas em que o aluno indica a opção da resposta certa; montagem de um quebra-cabeça onde as peças contêm as respostas correspondentes as perguntas que ficam em um painel confeccionado com isopor, papel, papelão e madeira, as peças fixam uma parte metálica em imãs escondidos no isopor; e um jogo de memória. O jogo lúdico foi produzido para ser usado como uma estratégia de ensino versátil que poder ser usada nas aulas por professores em todas as séries de ciências para o ensino fundamental e de biologia no ensino médio. Visa a colaboração de todos os alunos na divulgação dos conhecimentos sobre a preservação dos quelônios entre familiares e demais pessoas da comunidade, proporcionando o estudo do conhecimento das perspectivas dos alunos sobre a preservação dos quelônios na bacia Tocantins-Araguaia, com elementos importantes para formação de cidadãos conscientes na preservação ambiental.
Resumo em lingua estrangeira: The school plays an important role in the formation of conscientious citizens and environmental education, approached as a cross-cutting theme, should be used to work on topics such as the preservation of chelonian species of the Podocnemis genus in the Tocantins-Araguaia basin. The species of the genus Podocnemis, in addition to being used as subsistence food, play important roles in providing several ecosystem services, especially related to the food web due to their considerable faunal biomass, organic matter cycling and seed dispersal, being part of the species group that operate in the maintenance and ecosystem balance. The objective of this work was to produce a playful didactic game called "Thinking About Chelonians", to be used by biology teachers in elementary and high school classes, promoting the socialization and awareness of the students involved for the conservation of existing chelonians in the region and emphasizing its ecological importance. The game was produced to be carried out in three phases: a question game and three answer options, where three boards were conditioned in which the student indicates the option of the right answer; assembly of a puzzle where the pieces contain the answers corresponding to the questions that are in a panel made with Styrofoam, paper, cardboard and wood, the pieces fix a metallic part in magnets hidden in the Styrofoam; and a memory game. The playful game was produced to be used as a versatile teaching strategy that can be used in classes by teachers in all grades of science for elementary school and biology in high school. It aims at the collaboration of all students in the dissemination of knowledge about the preservation of chelonians among family members and other people in the community, providing the study of knowledge of the students' perspectives on the preservation of chelonians in the Tocantins-Araguaia basin, with important elements for the formation of citizens aware of environmental preservation.
Palavra-chave: Podocnemis
Bacia Tocantins-Araguaia
educação ambiental
estratégia de ensino
Palavra-chave em lingua estrangeira: Podocnemis
Tocantins-Araguaia Basin
environmental education
teaching strategy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Ciências Biológicas - CUA
Referência: OLIVEIRA, Gismeire Francisca de. “Pensando sobre os Quelônios”: jogo didático para o ensino de ciências e biologia na perspectiva da educação ambiental. 2022. 50 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2321
Data defesa documento: 11-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gismeire_Francisca_de_Oliveira.pdf747.42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.