Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2326
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A tontura da fome no Brasil: a realidade atemporal vivida por Carolina Maria de Jesus sob a ótica de Quarto de Despejo – diário de uma favelada
Autor(es): França, Hortência Galvão de
Orientador(a): Devides, Dilson César
Membro da Banca: Devides, Dilson César
Membro da Banca: Souza, Marinete Luzia Francisca de
Membro da Banca: Devides, Michelle Mittelstedt
Resumo : O presente trabalho oferece uma reflexão que permite olhar para o mundo com o olhar do outro, dos marginais, a partir da análise da obra Quarto de despejo – diário de uma favelada da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus. A fome que acompanha Carolina por, quase, toda sua vida, é um fenômeno produto direto de um subdesenvolvimento econômico que acomete o país desde a colonização e perpetua até a contemporaneidade. Foi feito um panorama na história do Brasil para entender as causas e efeitos da fome que vem afetando a vida das pessoas desde o período colonial até os dias atuais. O trabalho trás como principal referencial teórico o médico, sociólogo e ativista brasileiro do combate à fome Josué de Castro que trouxe conceitos e iniciou estudos na área, tornando esse problema social um objeto de estudo científico com a publicação do seu livro Geografia da Fome, em 1984. A biografia da escritora também é explorada, uma vez que o livro analisado é um diário, e diários são obras completamente pessoais. Procurou-se entender como foram os deslocamentos espaciais percorridos pela autora em busca de alimentos, além de analisados alguns fragmentos de sua oralidade e como isso representa o meio no qual ela estava inserida, fazendo da literatura de Carlina, uma literatura de resistência. O trabalho buscou evidenciar o quanto os quartos de despejos continuam recebendo até os dias atuais os marginais descartados pela sociedade, tornando a narrativa de Carolina extremamente contemporânea.
Palavra-chave: Insegurança alimentar
Fome
Literatura afro-brasileira
Carolina Maria de Jesus
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: FRANÇA, Hortência Galvão de. A tontura da fome no Brasil: a realidade atemporal vivida por Carolina Maria de Jesus sob a ótica de Quarto de Despejo – diário de uma favelada. 2022. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2326
Data defesa documento: 7-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hortencia_Galvao_de_Franca._TC.pdf876.04 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.