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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssis, Hally Jhenyffer Ribeiro de-
dc.date.accessioned2022-06-06T19:39:44Z-
dc.date.available2023-03-30-
dc.date.available2022-06-06T19:39:44Z-
dc.date.issued2022-03-12-
dc.identifier.citationASSIS, Hally Jhenyffer Ribeiro de. O ensino dos pretéritos do modo indicativo a estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública: um estudo de caso. 2022. 65 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2330-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-06-06T19:39:12Z No. of bitstreams: 1 Hally_Jheniffer_Ribeiro_de_Assis._TC.pdf: 1568011 bytes, checksum: 1d94bcb8c78d91b88e3463376475573b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.titleO ensino dos pretéritos do modo indicativo a estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoque, Lennie Aryete Dias Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593363920174981pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoque, Lennie Aryete Dias Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0593363920174981pt_BR
dc.contributor.referee2Castagna, Vanessa Ribeiro-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Geralda Fátima de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919026431611928pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a aplicação do ensino dos “pretéritos” do modo indicativo do Português Brasileiro (PB), a estudantes de duas turmas do 8º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola pública do município de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso, Brasil. Foram estudados os conceitos dos pretéritos do modo indicativo, a saber, pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais que perfeito, sob a perspectiva da Linguística Funcional, especificamente, de Corôa (2005), Martelotta (2009), Castilho (2010), Bertoque (2010, 2014); e foram considerados os estudos da Linguística funcional sobre o ensino de língua, tais como Neves (2000, 2006, 2010, 2018), Marcuschi (2005) e Bertoque (2018). O fenômeno de análise foi apresentado aos estudantes, por meio de diversos gêneros discursivos (imagens, tirinhas, quadrinhos, memes, gifs e vídeo), para que eles compreendessem o Momento de Fala (MF), o Momento do Evento (ME) e Momento de Referência (MR). Na análise, buscou-se identificar qual estratégia de ensino (da teoria para a prática; ou da prática para teoria) é mais produtiva em relação à aprendizagem, especificamente, sobre o “uso dos pretéritos do modo indicativo no Português Brasileiro (PB) e compreender se os gêneros discursivos permitem uma aprendizagem mais significativa. Diante desses questionamentos, levantou-se a seguinte hipótese: para estudantes de língua portuguesa, uma abordagem interativa em que os estudantes tenham a oportunidade de expressar suas dúvidas e suas argumentações, aliada a uma abordagem que utilize gêneros discursivos do cotidiano, partindo da prática para a teoria, permitirá uma aprendizagem significativa do fenômeno linguístico. Na turma em que a aula se deu da teoria para a prática, houve pouca interação e os resultados quanto ao objeto não foram satisfatórios; já na turma em que a aula se deu da prática para a teoria, a turma foi participativa, o conteúdo foi fluido e os estudantes obtiveram um aprendizado significativo. Assim, percebe-se que estudos dessa natureza contribuem para que os docentes (desde a formação inicial até a continuada) entendam que a estratégia de ensino a partir da prática, aliada ao uso de gêneros discursivos diversos, que refletem as atividades comunicativas do cotidiano, podem possibilitar a aprendizagem significativa, ou seja, a língua em sua funcionalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordGramática Funcionalpt_BR
dc.subject.keywordTempo Verbalpt_BR
dc.subject.keywordGramática e ensinopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

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