Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2333
Tipo documento: | Artigo |
Título: | Educação remota em tempos de pandemia: os desafios encontrados nos anos finais do ensino fundamental durante a Covid-19 |
Autor(es): | Martins, Maiara da Silva |
Orientador(a): | Devides, Dilson César |
Membro da Banca: | Devides, Dilson César |
Membro da Banca: | Mendes, Fernanda Meireles |
Membro da Banca: | Moura, Graziella Ribeiro Soares |
Resumo : | Este estudo tem como tema: Educação remota em tempos de pandemia: Os desafios encontrados nos anos finais do Ensino Fundamental durante a covid-19. O objetivo principal da pesquisa é apresentar e analisar os desafios diante do modelo remoto, que passou a ser a ferramenta de ensino nas escolas, relatar a experiência dos educadores quanto a inserção desse novo método e as concepções a respeito do desenvolvimento nas aulas de Literatura com relação as novas tecnologias. A pesquisa, no que se refere aos seus aspectos metodológicos, pautou-se pelos estudos exploratórios com o objetivo de “proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses” (GIL, 2002, p. 41). A abordagem metodológica utilizada foi de cunho qualitativo, pretendendo fazer um levantamento e entender os diferentes pontos de vista dos professores, além do contato com a realidade. Nessa lógica, foi elaborado um questionário estruturado contendo seis perguntas com o propósito de compreender como acontece a aprendizagem nesse novo modelo de ensino. Os resultados apontam que das concepções sobre o ensino a distância e suas tecnologias voltadas para a literatura, houve uma atualização em relação as atividades aplicadas pelos docentes, com o intuito de promover discussões, debates e desenvolver um senso crítico e estético para a valorização das leituras literárias, e manifestar práticas ligadas e leitura e à escrita em um determinado contexto. No entanto, com todo esse material proposto pelos educadores, o que se percebeu foi uma decadência em relação ao aprendizado e ao interesse dos discentes mesmo com todo o contato estabelecido a eles em relação as tecnologias dentro do ensino remoto. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study has as its theme: Remote education in times of a pandemic: The challenges encountered in the final years of elementary school during covid-19. The main objective of the research is to present and analyze the challenges facing the remote model, which has become the teaching tool in schools, to report the experience of educators regarding the insertion of this new method and the conceptions regarding the development in Literature classes with regarding new technologies. The research, with regard to its methodological aspects, was guided by exploratory studies with the objective of “providing greater familiarity with the problem, in order to make it more explicit or to build hypotheses” (GIL, 2002, p. 41). The methodological approach used was qualitative, intending to survey and understand the different points of view of teachers, in addition to contact with reality. In this logic, a structured questionnaire was prepared containing six questions with the purpose of understanding how learning happens in this new teaching model. The results indicate that the concepts about distance learning and its technologies focused on literature, there was an update in relation to the activities applied by the teachers, with the aim of promoting discussions, debates and developing a critical and aesthetic sense for the appreciation of readings. literature, and manifest practices linked to reading and writing in a given context. However, with all this material proposed by the educators, what was perceived was a decline in relation to learning and the interest of students even with all the contact established with them in relation to technologies within remote teaching. |
Palavra-chave: | Literatura Ensino remoto Tecnologias Educação fundamental Possibilidades Desafios |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Literature Remote teaching Technologies Fundamental education Possibilities Challenges |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | MARTINS, Maiara da Silva. Educação remota em tempos de pandemia: os desafios encontrados nos anos finais do ensino fundamental durante a Covid-19 . 2022. 26 f. Monografia (Licenciatura em Letras) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2333 |
Data defesa documento: | 18-Mar-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maiara_da_Silva_Martins._TC.pdf | 225.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.