Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2426
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção materna sobre a interprofissionalidade e a participação do parceiro visando a promoção do aleitamento materno
Autor(es): Souza, Amanda dos Santos
Orientador(a): Massmann, Patricia Fernandes
Coorientador: Ferreira, Jackeline Gonçalves Brito
Membro da Banca: Massmann, Patricia Fernandes
Membro da Banca: Ferreira, Adriano Borges
Membro da Banca: Souza, Rafaianne Queiroz de Moraes
Resumo : INTRODUÇÃO: O aleitamento materno é a melhor estratégia natural, que proporciona vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e reduz a morbimortalidade infantil. Uma estratégia para a promoção do aleitamento materno é a interprofissionalidade, pois contribui para o vínculo entre equipes com profissionais de diferentes formações nos serviços da rede de atenção. Outro fator importante é a participação do parceiro nas consultas de pré-natal, por permitir que o parceiro entenda sobre as modificações do corpo feminino e aumente o vínculo com o filho. OBJETIVOS: Avaliar, na perspectiva das mães, a atuação interprofissional junto aos parceiros e seus reflexos no processo de amamentação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado durante os meses de março a junho de 2021, por meio de um questionário virtual, criado na plataforma Google Forms e disponibilizado por meio de um link nas redes sociais (WhatsApp® , Instagram® e Facebook® ) para mães de crianças com até 24 meses de idade e que realizaram o pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados levantados foram processados no software Epi Info, versão 7.2.4 e analisados, posteriormente, através de estatísticas descritivas e inferenciais, por meio de análises simples. RESULTADOS: (41,90%) das mães que perceberam a interprofissionalidade nas ações, teve participação dos parceiros em (65,9%) e foi possível observar a influência no início em (55,2%) e na duração do processo de amamentação em (65,5%). Já entre as mães que não perceberam a interprofissionalidade nas ações (58,09%), houve participação mediana dos parceiros em (49,2%), entretanto, a influência do parceiro, relatada pelas mães, no início ficou em (16,7%) e na duração do processo de amamentação foi 30,0%), ou seja, consideravelmente menor que do outro grupo. CONCLUSÃO: Podemos notar a importância do pré-natal interprofissional, pois contribui para uma melhor adesão do(a) parceiro(a) fazendo com que sua participação reflita com maior influência para o início e duração da amamentação.
Palavra-chave: interprofissionalidade
amamentação
pré-natal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Programa: Enfermagem - CUA
Referência: SOUZA, Amanda dos Santos. Percepção materna sobre a interprofissionalidade e a participação do parceiro visando a promoção do aleitamento materno. 2022. 36 f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2426
Data defesa documento: 22-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AMANDA_DOS_SANTOS_SOUZA.pdf707.7 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.