Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorErnesto, Douglas Garcia-
dc.date.accessioned2022-08-10T14:08:58Z-
dc.date.available2022-03-24-
dc.date.available2022-08-10T14:08:58Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationERNESTO, Douglas Garcia. A tecnologia a favor da comercialização do pequeno produtor de hortifruti.2021. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2435-
dc.description.abstractVegetables stand out for providing important sources of vitamins, minerals, fibers, among other benefits to the human body. In addition, many of its products, even on a small scale, can be produced throughout the year. Most are present at the Brazilian table, whether through a salad, a juice or in natura, the important thing is their consumption, which in addition to being healthy, improves the quality of life. Several agricultural products are sold in open markets, by local producers who supply the region's commerce. The product is, for the most part, considered healthier, due to the lesser or no use of agricultural pesticides and also because it is fresher. This work was developed through bibliographical research, as well as knowledge acquired in magazines focused on the daily life of hortifruti and on-site research, in view of the high demand for a better diet, provided by healthy foods with better added values, without ceasing to side the web search where the wide range of applications aimed at commercialization in general, is located. The development of this approach aimed to demonstrate that the marketing of fresh produce by the small producer, who uses technological tools and simplified strategies, competes on an equal footing with large producers, taking into account the zeal, since it is a production on a smaller scale. , in which supervision is provided in a more succinct and dedicated manner, resulting in better quality and value-added products.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-06-06T23:18:13Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Douglas Garcia Ernesto.pdf: 391739 bytes, checksum: 5c4cf6f38857b179180ba45db389531c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Rabelo (bibliotecacus@gmail.com) on 2022-08-10T14:08:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Douglas Garcia Ernesto.pdf: 391739 bytes, checksum: 5c4cf6f38857b179180ba45db389531c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-10T14:08:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Douglas Garcia Ernesto.pdf: 391739 bytes, checksum: 5c4cf6f38857b179180ba45db389531c (MD5) Previous issue date: 2022-02-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA tecnologia a favor da comercialização do pequeno produtor de hortifrutipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Vinícius José Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940181441147429pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Vinícius José Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7940181441147429pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Lúcio Gonçalves Barbosa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386669499316895pt_BR
dc.contributor.referee3Ruffato, Solenir-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7543025155880085pt_BR
dc.description.resumoAs hortaliças se destacam por fornecerem importantes fontes de vitaminas, sais minerais, fibras, entre outros benefícios ao corpo humano. Além disso, muitos de seus produtos, mesmo em baixa escala, podem ser produzidos durante todo o ano. Em sua maioria estão presentes à mesa do brasileiro, seja por meio de uma salada, um suco ou in natura, o importante é o seu consumo, que além de ser saudável, melhora a qualidade de vida. Diversos produtos agrícolas são comercializados em feiras livres, por produtores locais que abastecem o comércio da região. O produto é, em sua grande maioria, considerado mais saudável, pelo menor ou nenhum uso de defensivos agrícolas e também por ser mais fresco. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, bem como por conhecimentos adquiridos em revistas voltadas ao cotidiano do hortifruti e pesquisa in loco, tendo em vista a alta procura por uma alimentação melhor, proporcionado por alimentos saudáveis com melhores valores agregados, sem deixar de lado a pesquisa na web onde a grande gama de aplicativos voltado a comercialização em geral, se situa. O desenvolvimento desta abordagem teve por finalidade demonstrar que a comercialização de hortifruti pelo pequeno produtor, que se utiliza de ferramentas tecnológicas e estratégias simplificadas, concorrem em igualdade com grandes produtores, levando em consideração o zelo, já que se trata de uma produção em menor escala, em que a supervisão é prestada de maneira mais sucinta e dedicada resultando em produtos de melhor qualidade e com valor agregado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programEngenharia Agrícola e Ambiental - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApt_BR
dc.subject.keywordComércio hortifrutipt_BR
dc.subject.keywordAplicativos de vendapt_BR
dc.subject.keywordPequeno produtorpt_BR
dc.subject.keyword2Hortifruti tradept_BR
dc.subject.keyword2Sales applicationspt_BR
dc.subject.keyword2Small producerpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Agrícola e Ambiental - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Douglas Garcia Ernesto.pdf382.56 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.