Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Marcos Henrique da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T16:55:25Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05 | - |
dc.date.available | 2022-08-17T16:55:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-05 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Marcos Henrique da Silva. Gênero, voleibol e gamificação. 2022. 52 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2438 | - |
dc.description.abstract | Gamification is a set of practices that, associated with the game, seek ways to solve problems and improve teaching. Given this, the objective of this study was to analyze the various studies related to gamification in the world and in Brazil and its insertion in teaching through volleyball and gender. The methodology used was the literature review, with the purpose of identifying more studies on the subject and deepening with the perspective of insertion in the school environment. This contemporary theme whose human formation is linked to school education, forming critical citizens, aware of their social function, thus perceiving historical similarities in the vision of the genre, the results found in the study expose that the application methodologies using gamification in teaching are considered positive and that their contributions to the development of student learning are significant. And so, there is a search for more insertions of gamification in the educational context in order to encourage technological means in a positive way for teaching. Finally, the study can contribute to human formation, mainly to the school environment, through a detailed vision that builds a society without prejudiced paradigms and stigmas to volleyball practitioners. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-16T20:42:30Z No. of bitstreams: 1 TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf: 869477 bytes, checksum: 27bda99bcee22430642ff151d0f555b7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-17T16:29:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf: 869477 bytes, checksum: 27bda99bcee22430642ff151d0f555b7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-17T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf: 869477 bytes, checksum: 27bda99bcee22430642ff151d0f555b7 (MD5) Previous issue date: 2022-07-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Gênero, voleibol e gamificação | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães Neto, Anibal Monteiro de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5023174064373373 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Magalhães Neto, Anibal Monteiro de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5023174064373373 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marani, Vitor Hugo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2961782683090337 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lucchetti, Bruno Fernando Cruz | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7357564854018221 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9753183013851161 | pt_BR |
dc.description.resumo | A gamificação trata-se de um conjunto de práticas que associadas ao jogo, busca formas de resoluções de problemas e formas de melhoria no ensino. Visto isso, o objetivo deste estudo foi analisar os diversos estudos referente a gamificação no mundo e no Brasil e sua inserção no ensino pelo voleibol e gênero. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com propósito de identificar mais estudos sobre o tema e aprofundar com a perspectiva de inserção no âmbito escolar. Esta temática contemporânea cujo a formação humana está vinculada a educação escolar, formando cidadãos críticos, conscientes de sua função social, assim percebendo semelhanças históricas na visão do gênero, os resultados encontrados no estudo expõem que as metodologias de aplicação utilizando a gamificação no ensino são consideradas positivas e que suas contribuições no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos são significativas. E assim, busca-se por mais inserções da gamificação no contexto educacional afim de incentivar os meios tecnológicos de forma positiva ao ensino. Por fim, o estudo pode contribuir para a formação humana principalmente ao ambiente escolar por uma visão detalhada que construa uma sociedade sem paradigmas e estigmas preconceituosos aos praticantes do esporte voleibol. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação Física - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Esporte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Sport | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Gender | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physical education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Gamification | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf | 849.1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.