Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Marcos Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-17T16:55:25Z-
dc.date.available2022-07-05-
dc.date.available2022-08-17T16:55:25Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.identifier.citationALVES, Marcos Henrique da Silva. Gênero, voleibol e gamificação. 2022. 52 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2438-
dc.description.abstractGamification is a set of practices that, associated with the game, seek ways to solve problems and improve teaching. Given this, the objective of this study was to analyze the various studies related to gamification in the world and in Brazil and its insertion in teaching through volleyball and gender. The methodology used was the literature review, with the purpose of identifying more studies on the subject and deepening with the perspective of insertion in the school environment. This contemporary theme whose human formation is linked to school education, forming critical citizens, aware of their social function, thus perceiving historical similarities in the vision of the genre, the results found in the study expose that the application methodologies using gamification in teaching are considered positive and that their contributions to the development of student learning are significant. And so, there is a search for more insertions of gamification in the educational context in order to encourage technological means in a positive way for teaching. Finally, the study can contribute to human formation, mainly to the school environment, through a detailed vision that builds a society without prejudiced paradigms and stigmas to volleyball practitioners.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-16T20:42:30Z No. of bitstreams: 1 TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf: 869477 bytes, checksum: 27bda99bcee22430642ff151d0f555b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-17T16:29:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf: 869477 bytes, checksum: 27bda99bcee22430642ff151d0f555b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-17T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf: 869477 bytes, checksum: 27bda99bcee22430642ff151d0f555b7 (MD5) Previous issue date: 2022-07-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGênero, voleibol e gamificaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Magalhães Neto, Anibal Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães Neto, Anibal Monteiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee2Marani, Vitor Hugo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2961782683090337pt_BR
dc.contributor.referee3Lucchetti, Bruno Fernando Cruz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7357564854018221pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9753183013851161pt_BR
dc.description.resumoA gamificação trata-se de um conjunto de práticas que associadas ao jogo, busca formas de resoluções de problemas e formas de melhoria no ensino. Visto isso, o objetivo deste estudo foi analisar os diversos estudos referente a gamificação no mundo e no Brasil e sua inserção no ensino pelo voleibol e gênero. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, com propósito de identificar mais estudos sobre o tema e aprofundar com a perspectiva de inserção no âmbito escolar. Esta temática contemporânea cujo a formação humana está vinculada a educação escolar, formando cidadãos críticos, conscientes de sua função social, assim percebendo semelhanças históricas na visão do gênero, os resultados encontrados no estudo expõem que as metodologias de aplicação utilizando a gamificação no ensino são consideradas positivas e que suas contribuições no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos são significativas. E assim, busca-se por mais inserções da gamificação no contexto educacional afim de incentivar os meios tecnológicos de forma positiva ao ensino. Por fim, o estudo pode contribuir para a formação humana principalmente ao ambiente escolar por uma visão detalhada que construa uma sociedade sem paradigmas e estigmas preconceituosos aos praticantes do esporte voleibol.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordEsportept_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Sportpt_BR
dc.subject.keyword2Genderpt_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Gamificationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Marcos Henrique da Silva Alves_2022.pdf849.1 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.