Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJales, Danrley Muniz-
dc.date.accessioned2022-08-17T17:01:30Z-
dc.date.available2022-07-07-
dc.date.available2022-08-17T17:01:30Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationJALES, Danrley Muniz. A produção do conhecimento em Educação Física adaptada nos periódicos indexados pela Capes de 1990 a 2021. 2022. 44 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2439-
dc.description.abstractSocial inclusion in the school environment is faced with several difficulties that vary from the teacher, the student, the institution, and the family members, being even more difficult in physical education classes. This inclusion becomes, therefore, a challenge to be overcome in several aspects. Objectives: To analyze the production of knowledge in Adapted Physical Education in Brazilian journals indexed by CAPES, between the years 1990 and 2021. Methodology: A literature review was conducted of articles published in Brazilian journals indexed and evaluated by CAPES between Qualis A1 and B2 in the 2013-2016 quadrennium.Data and final considerations: 42 articles were found divided into 6 journals. These articles reported mostly the presence of the visually impaired group in the trials. Regarding the difficulties associated with inclusion, the results were broad, but with emphasis on the low performance, interest and attitude of the teacher in inclusion. Added to this, several strategies for an effective inclusion were mentioned, such as the implementation of dance, play, and water sports. Therefore, it is important to have a collective attitude among teachers, parents, students, institutions, and government, seeking to increase the quality of life of students with disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-16T20:19:45Z No. of bitstreams: 1 TCC_Danrley_versao_biblioteca__1___1_.pdf: 663980 bytes, checksum: d96dc20c2658eac7abd78a452aa2cd71 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-08-17T16:59:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Danrley_versao_biblioteca__1___1_.pdf: 663980 bytes, checksum: d96dc20c2658eac7abd78a452aa2cd71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-17T17:01:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Danrley_versao_biblioteca__1___1_.pdf: 663980 bytes, checksum: d96dc20c2658eac7abd78a452aa2cd71 (MD5) Previous issue date: 2022-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA produção do conhecimento em Educação Física adaptada nos periódicos indexados pela Capes de 1990 a 2021pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.contributor.referee1Assis, Rodrigo Amancio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5239558077378034pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Carolina Solon da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5927032326118933pt_BR
dc.description.resumoA inclusão social no âmbito escolar se depara com diversas dificuldades que variam desde a atuação do professor, ao aluno, a instituição e aos familiares, sendo mais difícil ainda nas aulas de educação física. Essa inclusão se torna, portanto, um desafio a ser superado em vários aspectos, porém pouco se sabe sobre o universo da produção de conhecimento em Educação Adaptada. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a produção de conhecimento em Educação Física Adaptada nos periódicos brasileiros indexados pela CAPES, entre os anos de 1990 a 2021. Trata-se de um estudo exploratório, foi realizada uma revisão em revistas brasileiras indexadas e avaliadas pela CAPES, entre os Qualis A1 e B2 no quadriênio 2013- 2016. Foram encontrados 42 artigos divididos em 6 revistas. Nos textos investigados, encontrou-se em sua maioria a presença do grupo de deficiências visuais nos ensaios. Com relação às dificuldades associadas à inclusão, os resultados foram amplos, mas com destaque para o baixo desempenho, interesse e atitude do professor na inclusão. Somado a isso, várias estratégias para uma inclusão efetiva foram citadas, como a implementação da dança, do lúdico e dos esportes aquáticos. Portanto, é importante uma atitude coletiva entre os professores, pais, alunos, instituições e governo buscando aumentar a qualidade de vida dos alunos com deficiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordEducação Física Inclusivapt_BR
dc.subject.keywordPublicações Brasileiraspt_BR
dc.subject.keywordDeficiênciaspt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive Physical Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian Publicationspt_BR
dc.subject.keyword2Disabilitiespt_BR
dc.subject.keyword2School inclusionpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Danrley_versao_biblioteca__1___1_.pdf648.42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.