Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRieger, Isabél Andrieli-
dc.date.accessioned2022-08-23T22:15:39Z-
dc.date.available2022-04-13-
dc.date.available2022-08-23T22:15:39Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationRIEGER, Isabél Andrieli. Modelos no ensino de química: verificação do modelo termodinâmico do calor sensível. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2443-
dc.description.abstractScientific modeling is a didactic tool to build models, and a didactic transposition can be made to be worked on in the classroom. The new changes in the paradigms of education, in the National Common Curricular Base, bring the search for investigative development in students, with the use of scientific modeling applied in teaching being a viable option that meets this new paradigm. In this context, this work aimed at the first part of a literature review on the use of scientific modeling in the teaching of Chemistry, in the second part it aimed at the validation of the theoretical model based on Mario Bunge's scientific modeling on the sensible heat equation, if it was directly proportional to mass, temperature variation and specific heat. The results obtained from the literature review show that there are still few works focused specifically on scientific modeling in classroom teaching, and of those that present this, most of them are in the area of physical chemistry and none of them uses Bunge modeling. Regarding the validation of the theoretical model, with the experimental data, the linear dependence of heat with the variation of temperature and mass was verified, but it was not possible to verify the linear dependence of the sensible heat with the specific heat.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-23T22:07:18Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Isabél Andrieli Rieger.pdf: 1597222 bytes, checksum: fd4f4f0fa15d8f8690532211dea429a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-23T22:13:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Isabél Andrieli Rieger.pdf: 1597222 bytes, checksum: fd4f4f0fa15d8f8690532211dea429a2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-23T22:14:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Isabél Andrieli Rieger.pdf: 1597222 bytes, checksum: fd4f4f0fa15d8f8690532211dea429a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-23T22:15:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Isabél Andrieli Rieger.pdf: 1597222 bytes, checksum: fd4f4f0fa15d8f8690532211dea429a2 (MD5) Previous issue date: 2022-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelos no ensino de química : verificação do modelo termodinâmico do calor sensívelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Ricardo Robinson Campomanes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005610138735380pt_BR
dc.contributor.referee2Dresch, Mauro André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.contributor.referee3Uliana, Eduardo Morgan-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2355209690082964pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7865872724503642pt_BR
dc.description.resumoA modelagem científica é uma ferramenta didática para se construir modelos, podendo ser feita uma transposição didática para ser trabalhado em sala de aula. As novas mudanças nos paradigmas da educação, na própria Base Nacional Comum Curricular, trazem a busca do desenvolvimento investigativo nos alunos, sendo a utilização da modelagem científica aplicado no ensino, uma opção viável e que vai de encontro com esse novo paradigma. Nesse contexto, esse trabalho objetivou na primeira parte de uma revisão de literatura sobre uso da modelagem científica no ensino de Química, já na segunda se objetivou a validação do modelo teórico com base na modelagem científica de Mario Bunge sobre a equação do calor sensível, se ele era diretamente proporcional a massa, a variação de temperatura e ao calor específico. Os resultados obtidos da revisão de literatura, mostram que ainda tem poucos trabalhos voltados específico a modelagem cientifica no ensino em sala de aula, sendo dos que apresentam isso, a maioria da área da físico-química e nenhum deles se utiliza da modelagem de Bunge. Já referente a validação do modelo teórico, com os dados experimentais foi verificado a dependência linear do calor com a variação de temperatura e a massa, mas não foi possível verificar a dependência linear do calor sensível com o calor específico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordModelagem científicapt_BR
dc.subject.keywordModelo fenomenológicopt_BR
dc.subject.keywordFísico-químicapt_BR
dc.subject.keywordCalor sensívelpt_BR
dc.subject.keyword2Scientific modelingpt_BR
dc.subject.keyword2Phenomenological modelpt_BR
dc.subject.keyword2Physical-chemicalpt_BR
dc.subject.keyword2Heat sensitivept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Isabél Andrieli Rieger.pdf1.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.