Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2444
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecendo as abelhas sem ferrão : um Produto Educacional para Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Franco, Janaina Trindade
Orientador(a): Wobeto, Carmen
Membro da Banca: Wobeto, Carmen
Membro da Banca: Silva, Larissa Cavalheiro da
Membro da Banca: Dresch, Mauro André
Resumo : O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um Produto Educacional (PE), que abordasse conceitos da Educação e Preservação Ambiental, através do tema Abelhas Sem Ferrão (ASF), para ser utilizado por professores das séries iniciais do ensino fundamental; o tema escolhido, parte dos resultados do projeto de pesquisa “Conhecendo as abelhas sem ferrão: um projeto de Ensino”, desenvolvido através de uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop, e a Secretaria Municipal de Educação, por meio das Escolas Municipais de Educação Básica, Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, Sadao Watanabe e Vereador Rodolfo Valter Kunze, onde ficou evidente a necessidade de mais pesquisas relacionando o tema ASF e a educação e materiais de apoio para utilização do assunto dentro do planejamento docente; através dos dados mapeados, foi produzida uma cartilha de apoio didático, cujo tema central são as ASF, o produto desenvolvido aborda tópicos como: 1- Conhecendo as Abelhas Sem ferrão; 2- Onde Vivem as Abelhas?; 3- Como é a Vida na Colmeia?; 4- Porque as Abelhas são Importantes?; e 5- Como podemos preservar as abelhas?; conforme a análise do material realizada, foi possível constatar, que existem duas possibilidades de utilizar o tema ASF diretamente inserido no conteúdo e nas habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para o Segundo e Terceiro anos Ensino Fundamental (EF), o que mostra satisfatoriamente a aplicabilidade do material.
Resumo em lingua estrangeira: The present work aimed to develop an Educational Product (EP), which addressed concepts of Education and Environmental Preservation, through the theme Abelhas Sem Ferrão (ASF), to be used by teachers of the initial grades of elementary school; the chosen theme, part of the results of the research project "Knowing stingless bees: a teaching project", developed through a partnership between the Federal University of Mato Grosso (UFMT), University Campus of Sinop, and the Municipal Secretary of Education, through the Municipal Schools of Basic Education, Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, Sadao Watanabe and Councilman Rodolfo Valter Kunze, where it became evident the need for more research relating the ASF theme and education and support materials for the use of the subject within the teaching planning; through the mapped data, a didactic support booklet was produced, whose central theme is the ASF, the developed product addresses topics such as: 1- Knowing the Stingless Bees; 2- Where do bees live?; 3- How is Life in the Hive?; 4- Why are Bees Important?; and 5- How can we preserve bees?; according to the analysis of the material carried out, it was possible to verify that there are two possibilities of using the ASF theme directly inserted in the content and skills proposed by the National Common Curricular Base (BNCC), for the Second and Third Years of Elementary School (EF), the which satisfactorily shows the applicability of the material.
Palavra-chave: Produto Técnico
Abelhas Indígenas
Meliponineos
Trigonineos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Technical Product
Indigenous Bees
Meliponinos
Trigonines
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Química - CUS
Referência: FRANCO, Janaina Trindade. Conhecendo as abelhas sem ferrão: um Produto Educacional para Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2444
Data defesa documento: 16-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_JANAINA TRINDADE FRANCO.pdf12.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.