Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2466
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A desinformação plantada nas mídias: veneno que nutre o discurso social e político de ódio
Autor(es): Freitas, Polyane Mayara Faustino de
Carvalho, Raiane de Melo
Orientador(a): Pereira, Jorge Arlan de Oliveira
Membro da Banca: Pereira, Jorge Arlan de Oliveira
Membro da Banca: Pedrini, Igor Aparecido Dallaqua
Membro da Banca: Spenthof, Edson Luiz
Resumo : A presente monografia realiza uma abordagem conceitual sobre o tema notícias falsas e extremistas que disseminam preconceitos na sociedade brasileira, com base em referenciais teóricos e na análise do conteúdo de algumas matérias, publicadas por autoridades públicas e por comunicadores (jornalistas e youtubers), seguidamente no formato de notícias, reportagens, comentários e que podem ser classificados como fomentadoras de discurso de ódio. Considera-se que estas produções, especialmente a partir das eleições presidenciais de 2018, se transformaram em instrumentos permanentes de disputa de poder, organizando-se num sistema de cadeia em que se configuram três segmentos: o superior, o intermediário e o inferior, sendo o primeiro composto por autoridades públicas, o segundo por comunicadores e o terceiro pela população em geral (redes sociais). O sistema se transformou numa verdadeira indústria de produção de informações falsas. Os dois primeiros segmentos constituem os componentes mais diretos de nosso objeto de estudo. É importante ressaltar que o discurso do ódio, ou hate speech, é o da intolerância, com potencial disseminador do ódio em sociedades democráticas. Torna-se necessário, então, analisar e entender como, quando e porque um discurso deste tipo pode chegar a interferir na dignidade humana, no espírito de igualdade entre as pessoas, nos valores que formam uma sociedade pluralista e no próprio regime democrático.
Palavra-chave: Desinformação
Discurso de ódio
Política
Democracia
Jornalismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) - CUA
Referência: FREITAS, Polyane Mayara Faustino de; CARVALHO, Raiane de Melo. A desinformação plantada nas mídias: veneno que nutre o discurso social e político de ódio. 2022. 87 f. Monografia (Bacharelado em Jornalismo) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2466
Data defesa documento: 29-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_RAIANE_E_POLYANE.pdf4.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.