Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2472
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educational Game : jogo pedagógico no Ensino de Química |
Autor(es): | Pereira, Rodamy de Brito |
Orientador(a): | Osti, Renata Zachi de |
Coorientador: | Rosinke, Patrícia |
Membro da Banca: | Osti, Renata Zachi de |
Membro da Banca: | Silveira, Eva Lúcia Cardoso |
Membro da Banca: | Borges, Viviane Francisca |
Resumo : | O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre a confecção do jogo EDUCATIONAL GAME no auxílio didático e pedagógico no Ensino de Química. Desenvolvido no Programa de Residência Pedagógica, na Universidade Federal do Mato Grosso, Câmpus de Sinop, um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Uma das possibilidades de introduzir o conhecimento sobre química é através do lúdico, como a utilização de jogos didático-pedagógico que possam facilitar a compreensão e o aprendizado dos alunos de maneira interativa e participativa. Há ainda muita dificuldade em proporcionar materiais de forma acessíveis, que possam ajudar a retificar as lacunas de aprendizado no Ensino de Química. Buscou-se com a presente proposta, proporcionar ao educador a possibilidade de abordar, através do jogo conhecimentos de ciências naturais e matemática já adquiridos durante os primeiros anos de ensino e reforçados durante o ensino médio de forma a consolidar os conteúdos apresentados e trabalhados em sala de aula, desenvolvendo pensamento analítico e crítico. Dessa forma, desenvolveu-se um jogo de tabuleiro, de perguntas e respostas, interdisciplinar, visando principalmente o acompanhamento do conteúdo administrado pelo professor, pois o banco de dados do jogo é de fácil modificação, proporcionando ao docente decidir quais perguntas serão melhores para cada determinada aplicação e qual lhe dariam resultados mais satisfatórios, permitindo ao mesmo tempo aos discentes interagirem com outros jogadores, socializando e aprendendo de forma educativa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This Course Completion Work deals with the making of the EDUCATIONAL GAME game in didactic and pedagogical aid in Chemistry Teaching. Developed in the Pedagogical Residency Program, at the Federal University of Mato Grosso, Campus of Sinop, a program of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, which aims to promote institutional projects of pedagogical residency implemented by Higher Education Institutions, contributing for the improvement of the initial training of teachers of basic education in the licenciatura courses. One of the possibilities to introduce knowledge about chemistry is through play, such as the use of didactic-pedagogical games that can facilitate students' understanding and learning in an interactive and participatory way. There is still a lot of difficulty in providing materials in an accessible way that can help to rectify learning gaps in Chemistry Teaching. With this proposal, we sought to provide the educator with the possibility of approaching, through the game, knowledge of natural sciences and mathematics already acquired during the first years of teaching and reinforced during high school in order to consolidate the contents presented and worked in the classroom. classroom, developing analytical and critical thinking. In this way, an interdisciplinary board game of questions and answers was developed, mainly aimed at monitoring the content administered by the teacher, since the game's database is easy to modify, allowing the teacher to decide which questions will be best for each particular application and which would give you more satisfactory results, while allowing students to interact with other players, socializing and learning in an educational way. |
Palavra-chave: | Educational Game Produto Educacional Jogos Didáticos e Química |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Educational Game Educational Product Didactic Games and Chemistry |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Curso: | Química - CUS |
Referência: | PEREIRA, Rodamy de Brito. Educational Game: jogo pedagógico no Ensino de Química. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2472 |
Data defesa documento: | 18-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_RODAMY DE BRITO PEREIRA.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.