Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Leidivânia Ramos-
dc.date.accessioned2022-09-16T16:47:18Z-
dc.date.available2022-08-31-
dc.date.available2022-09-16T16:47:18Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.citationROCHA, Leidivânia Ramos. Pesquisa de metodologia de Ensino de Química com ênfase em Resolução de Problemas. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2495-
dc.description.abstractThe present work aims to deal with the teaching methodology of Chemistry Teaching, based on the Problem Solving methodology. Chemistry had an exemplary role in all other areas of knowledge, such as mathematics, physics, biology, among several other sciences known today, precisely because it is an old science, its modernity began around the end of the 19th century, and despite all the its antiquity for many chemistry is still an extremely difficult discipline. In view of this, the introduction of a method such as Problem Solving that becomes a set of strategies arising in order to find solutions to specific problems that one is working on or thinking about working on on a daily basis and without realizing it we deal with it all the time. When we ask a question that requires a study, a thought or even a search for precise and logical answers. Still, why not try the compression through a new way of teaching chemistry in a more practical way as a teaching methodology such as Problem Solving, currently used more frequently in mathematics teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-09-15T17:52:17Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEIDIVÂNIA RAMOS ROCHA.pdf: 910680 bytes, checksum: 872847638078d8270dbc9bbe9ce13edf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-09-16T16:46:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEIDIVÂNIA RAMOS ROCHA.pdf: 910680 bytes, checksum: 872847638078d8270dbc9bbe9ce13edf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-09-16T16:47:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEIDIVÂNIA RAMOS ROCHA.pdf: 910680 bytes, checksum: 872847638078d8270dbc9bbe9ce13edf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-16T16:47:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_LEIDIVÂNIA RAMOS ROCHA.pdf: 910680 bytes, checksum: 872847638078d8270dbc9bbe9ce13edf (MD5) Previous issue date: 2022-07-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePesquisa de metodologia de Ensino de Química com ênfase em Resolução de Problemaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee1Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee2Guilardi Junior, Felicio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1623424561382368pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Eva Lúcia Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0627071962779588pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa tratar a metodologia de ensino do Ensino de Química, baseando - se na metodologia de Resolução de Problemas. A química possuiu papel exemplar em todas as demais áreas de conhecimento, como matemática, física, biologia entre várias outras ciências hoje conhecida, justamente por ser uma ciência anosa, a sua modernidade começou por volta do final do século XIX, e apesar de toda a sua antiguidade para muitos a química ainda é uma disciplina extremante difícil. Diante disso a introdução de um método como Resolução de Problemas que venha a ser um conjunto de estratégias oriundas de maneira a encontrar soluções para problemas específicos do qual se está trabalhando ou pensa em trabalhar no dia a dia e sem perceber lidamos com isso a todo momento quando indagamos uma pergunta ao qual exige um estudo, um pensamento ou até mesmo uma busca por respostas precisas e lógicas. Ainda assim porque não tentar a compressão através de uma nova maneira de ensinar química de forma mais prática como metodologia de ensino como a de Resolução de Problema, atualmente utilizada com mais frequência no ensino de matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.keywordResolução de Problemaspt_BR
dc.subject.keywordMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Problem Solvingpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Methodologypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_LEIDIVÂNIA RAMOS ROCHA.pdf889.34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.