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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Bárbara Estevam Ferreira-
dc.date.accessioned2018-08-30T17:28:44Z-
dc.date.available2017-04-18-
dc.date.available2018-08-30T17:28:44Z-
dc.date.issued2017-04-18-
dc.identifier.citationSANTANA, Bárbara Estevam Ferreira. Trote universitário: um rito de passagem para os calouros da UFMT/Cuiabá. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/250-
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrote universitário : um rito de passagem para os calouros da UFMT/Cuiabápt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Reginaldo Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5552747529656464pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Reginaldo Silva de-
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0899713543074457pt_BR
dc.description.resumoIntrodução - O trote nas universidades é tratado como recepção para os ingressantes. Existe, por um lado, a expectativa dos jovens aprovados nos vestibulares com relação à entrada na universidade e ao trote do qual serão submetidos pelos veteranos. Algumas universidades, sobretudo as que se tornaram palco de trotes violentos, identificam e promovem debates sobre o tema, pois o trote violento tem sido uma preocupação recorrente. Dessa forma, refletir sobre o sentido e a importância simbólico-prática do ritual do trote universitário em nossa instituição, constitui-se como o propósito desta investigação. Objetivos - Relatar criticamente a experiência da vivência do trote universitário na Universidade Federal de Mato Grosso; identificar as principais ações e atividades realizadas por veteranos no momento de entrada dos estudantes calouros no novo curso de graduação; conhecer os rituais de iniciação do início da vida acadêmica. Metodologia - Trata-se de um estudo de caso tendo como foco o trote universitário. O estudo de caso é a estratégia escolhida ao se examinarem acontecimentos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real. O estudo teve como cenário a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Campus Universitário Gabriel Novis Neves, localizado na Capital Cuiabá. No presente estudo, os cursos de Medicina, Química e de Saúde Coletiva do campus de Cuiabá foram escolhidos para que a autora pudesse vivenciar a recepção aos estudantes de graduação do primeiro ano. Para relatar o que foi observado, foi utilizado o método da “descrição densa”. Resultados – Pode-se observar a semelhança das atividades nos três trotes descritos, o que afirma a questão do trote como um rito, seguindo o conceito de que o rito é um ato bastante flexível para comportar uma “margem de improvisação”, mas permanecendo fiel a algumas regras que constituem precisamente o que há nele de ritual. O que caracteriza o trote como um rito de passagem é justamente o momento em que o jovem calouro se encontra entre a passagem da adolescência para a vida adulta, e os elementos do rito de iniciação encontrados no trote, referem-se ao elemento de iniciação na própria vida universitária. Considerações finais - A prática do trote solidário constitui-se como uma questão interessante e relevante, porém a existência de tal prática não significa que os trotes violentos não ocorrem. Apesar de existir medidas promovidas para evitar atividades violentas, pode-se observar a dificuldade de sensibilizar os discentes a fim de não reproduzirem rituais pautados na violência, pois os mesmos não enquadram as “brincadeiras” como prejudiciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva (ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programSaúde Coletiva - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.subject.keywordTrote universitáriopt_BR
dc.subject.keywordRitos de passagempt_BR
dc.subject.keywordCalourospt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

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