Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/252
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepção sobre processo formativo de profissionais atuantes em serviço de assistência ao usuário de crack, outras drogas e seus familiares
Autor(es): Nascimento, Luanny Silva Ovando do
Orientador(a): Souza, Delma Perpétua Oliveira de
Membro da Banca: Souza, Delma Perpétua Oliveira de
Resumo : Introdução: O uso de substâncias psicoativas na sociedade contemporânea é uma questão de saúde coletiva sendo necessária a execução de políticas públicas para abarcar essa demanda na população, entre elas, a capacitação de profissionais em serviço. Objetivo: analisar a percepção de profissionais, vinculados ao SUS, SUAS, Sistema Judiciário e Educação dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, sobre atuação no serviço de assistência ao usuário de crack, outras drogas e seus familiares após conclusão de processos formativos ministrados pelo CRR/UFMT em 2015. Metodologia: Estudo exploratório com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevista semi-estruturada com dez profissionais. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo da qual emergiu categorias temáticas. Resultados: Na categoria “Processo Formativo: atuação profissional para atenção aos usuários de crack e outras drogas, percepções dos participantes antes e depois do processo formativo”, observou-se inicialmente desconhecimento sobre as drogas psicoativas e das políticas públicas existentes. Após aquisição de conhecimentos teóricos e intervenção no campo profissional através da pesquisa-ação com uso da metodologia da problematização, os participantes verificam a possibilidade da consolidação de uma rede intersetorial de assistência aos usuários de crack, outras drogas e seus familiares, observados nas subcategorias relato das experiências de dificuldades (estabelecer a rede com outras instituições/profissionais sem formação), sucesso (junto ao usuário), sendo elencados aspectos positivos e negativos. Sugestões foram dadas, para futuros processos formativos. Considerações finais: Após um ano de conclusão dos processos formativos, através da percepção dos profissionais, observou-se o quanto as metodologias ativas de cada processo formativo foram importantes para identificar problemas e como intervir, sendo necessário, além da educação continuada em crack, outras drogas e família, articulações entre os gestores das instituições participantes para a consolidação de uma rede intersetorial para atuar na complexidade sobre o uso abusivo de drogas psicoativas, a subjetividade do usuário e sua constelação familiar.
Palavra-chave: Percepção
Crack
Serviços de saúde mental
Educação continuada
Família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: NASCIMENTO, Luanny Silva Ovando do. Percepção sobre processo formativo de profissionais atuantes em serviço de assistência ao usuário de crack, outras drogas e seus familiares. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/252
Data defesa documento: 13-Apr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_Luanny Silva Ovando do Nascimento.pdf792.21 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.