Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Elias do Carmo-
dc.date.accessioned2022-09-20T11:33:41Z-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2022-09-20T11:33:41Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Elias do Carmo. O trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2022. 32 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2523-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-19T12:54:50Z No. of bitstreams: 1 Elias_do_Carmo_Goncalves._TC.pdf: 669424 bytes, checksum: de7c959cea9e0183a30951c711a367eb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:33:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Elias_do_Carmo_Goncalves._TC.pdf: 669424 bytes, checksum: de7c959cea9e0183a30951c711a367eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-20T11:33:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elias_do_Carmo_Goncalves._TC.pdf: 669424 bytes, checksum: de7c959cea9e0183a30951c711a367eb (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO trabalho docente nas salas de articulação na escola estadual Dep. Norberto Schwantes em Barra do Garças - MT - reflexões de um aluno-residente do curso de Letras/CUA/UFMTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Ana Carolina Moreira da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8091591653740705pt_BR
dc.contributor.referee3Melo , Karla Daniela de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818806745155637pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetiva realizar algumas considerações sobre o Programa de Residência Pedagógica do Curso de Letras do Campus Universitário do Araguaia/UFMT e, a partir disso, compreender e refletir sobre o trabalho de Professores da Sala de Articulação na EE. Dep. Norberto Schwantes, em Barra do Garças – MT. Quanto à metodologia, a pesquisa pautou-se nos estudos de Appolinário (2006), com as seguintes características: a) quanto à finalidade - pesquisa básica, pois objetiva o avanço do conhecimento na área da Educação; b) quanto ao tipo/profundidade - é um estudo descritivo, visando, apenas, descrever a realidade, sem nela interferir; c) quanto à estratégia: origem dos dados - pesquisa documental, utilizando-se dados oriundos de fontes documentais; d) quanto à natureza - pesquisa qualitativa, sem descartar, entretanto, as contribuições de dados quantitativos, quando foram necessários. No que se refere aos instrumentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas com 02 (dois) Professores Articuladores da referida escola, no mês de maio de 2022. Os principais autores balizadores do estudo foram: Antunes, 2003, Appolinário, 2006, Azzi e Garrido, 2008, Gadotti, 2009, Haidt, 1999, Vasconcelos, 2000, além de documentos norteadores das Salas de Articulação no Estado de Mato Grosso (2019). Os resultados do estudo apontam algumas questões muito importantes como: a) a experiência vivenciada pelo PRP e, especialmente, em contato com a Sala de Articulação, observando o trabalho de uma Professora Articuladora, contribui para compreender mais sobre a importante relação teoriaprática que se realiza, claramente, no processo de articulação dos saberes necessários para que os alunos, que frequentam essa sala, possam construir e sedimentar conhecimentos que são muito importantes para que eles “sigam” adiante como estudantes; b) a Sala de Articulação é um trabalho muito importante em uma escola, porque não se trata de “aulas de reforço”, mas, sim, da “luta diária” de Professores Articuladores em transformar informações em conhecimentos, efetivando o que pensamos que deve ser o objetivo maior da Educação: fazê-la acontecer para todos os alunos, observando as suas particularidades, as suas dificuldades e trabalhando para que, em suas diferenças, todos os Alunos tenham muitas oportunidades de efetivarem o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordPrograma de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordSalas de Articulaçãopt_BR
dc.subject.keywordCurso de Letras/CUA/UFMTpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elias_do_Carmo_Goncalves._TC.pdf653.73 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.