Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Juliana de Sousa-
dc.date.accessioned2022-09-20T11:35:32Z-
dc.date.available2022-08-10-
dc.date.available2022-09-20T11:35:32Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Juliana de Sousa. Não estávamos nus: a formação identitária dos Brasis no espaço discursivo da colonização. 2022. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2526-
dc.description.abstractIn this paper we seek to analyse the cultural and discursive confluences involved in the identity formation of subjects in society, in order to understand the establishment of the power relationship between cultures from the colonisation process in Brazil. The guiding question of this work is undertaken in the affirmation that the identity formation of the subjects involved in the colonisation process in Brazil can be investigated discursively. In view of this proposition, the work aims at understanding how the colonisation in Brazil boosted the identity formation of the subjects, and how the cultures relate to each other in this discursive space. The theoretical framework of this research relies on studies on culture and identity from the theoretical principles postulated by Hall (2000), Silva (2000), Laraia (2001, 2006), Santos (2017). To discuss the identity formation of the Portuguese coloniser in Pero Vaz de Caminha's letter, we used the concepts present in Maingueneau's (2008) studies on global semantics. The research corpus is composed of fragments of Pero Vaz de Caminha's letter, and fragments of the Baniwa peoples' text, produced by Professor Dr. Gersem José dos Santos Luciano to work with the constitutive planes of the global semantics in the decoloniality movement. The methodological procedures guiding the analysis qualify our research as descriptive, with a bibliographical and documental base and a qualitative approach.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-19T14:28:58Z No. of bitstreams: 1 Juliana_de_Sousa_Santos._TC.pdf: 1120717 bytes, checksum: 4bd396bfbc3e5f7aa30076af49b3bdf2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:35:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Juliana_de_Sousa_Santos._TC.pdf: 1120717 bytes, checksum: 4bd396bfbc3e5f7aa30076af49b3bdf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-20T11:35:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana_de_Sousa_Santos._TC.pdf: 1120717 bytes, checksum: 4bd396bfbc3e5f7aa30076af49b3bdf2 (MD5) Previous issue date: 2022-07-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNão estávamos nus: a formação identitária dos Brasis no espaço discursivo da colonizaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549719100465737pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Iverton Gessé Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6549719100465737pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Águeda Aparecida da Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5540627999157904pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscamos analisar as confluências culturais e discursivas implicadas na formação identitária dos sujeitos em sociedade, a fim de compreender o estabelecimento da relação de poder entre culturas a partir do processo de colonização no Brasil. A questão norteadora deste trabalho é empreendida na afirmativa de que a formação identitária dos sujeitos envolvidos no processo de colonização no Brasil pode ser investigada discursivamente. Com vistas a essa proposição, o trabalho objetivou compreender como a colonização no Brasil impulsionou a formação identitária dos sujeitos, e como as culturas se relacionam nesse espaço discursivo. O marco teórico desta pesquisa conta com os estudos sobre cultura e identidade a partir dos princípios teóricos postulados por Hall (2000), Silva (2000), Laraia (2001, 2006), Santos (2017). Para discorrer sobre a formação da identidade do colonizador português na carta de Pero Vaz de Caminha, lançamos mão dos conceitos presentes nos estudos de Maingueneau (2008) sobre a semântica global. O corpus da pesquisa é composto por fragmentos da carta de Pero Vaz de Caminha, e fragmentos do texto dos povos Baniwa, produzido pelo professor Dr. Gersem José dos Santos Luciano para trabalhar com os planos constitutivos da semântica global no movimento de decolonialidade. Os procedimentos metodológicos norteadores da análise qualificam nossa pesquisa como descritiva, de base bibliográfica e documental e abordagem qualitativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordIdentidadept_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordRelaçãopt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.subject.keywordSemântica Globalpt_BR
dc.subject.keyword2Identitypt_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.subject.keyword2Relationpt_BR
dc.subject.keyword2Decolonialitypt_BR
dc.subject.keyword2Global Semanticspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana_de_Sousa_Santos._TC.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.