Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Thays Rayana de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T11:39:24Z | - |
dc.date.available | 2022-07-18 | - |
dc.date.available | 2022-09-20T11:39:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-18 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Thays Rayana de Almeida. Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19. 2022. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2534 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:24:37Z No. of bitstreams: 1 Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf: 480428 bytes, checksum: 63bad47ef42f6ab2fb33522dddac3272 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:39:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf: 480428 bytes, checksum: 63bad47ef42f6ab2fb33522dddac3272 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-09-20T11:39:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf: 480428 bytes, checksum: 63bad47ef42f6ab2fb33522dddac3272 (MD5) Previous issue date: 2022-07-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mancini, Anna Maria Penalva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mancini, Anna Maria Penalva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5462156680054398 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carvalho, Heloisa Lima de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2930395542214159 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Maria Claudino da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517268331597931 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como tema a Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: Breves reflexões sobre esta Síndrome no período de pandemia da COVID-19. Assim, pergunta-se: O meio acadêmico, a pandemia e os estudos podem contribuir para o desgaste psicológico do graduando? A Síndrome de Burnout tem se tornado cada vez mais recorrente devido à rotina familiar e/ou empregatícia e/ou estudantil. Compreende-se que a Síndrome de Burnout é um sinal de esgotamento do sujeito quando exposto ao estresse prolongado. Nesta circunstância, os indivíduos sentem-se muito exauridos, apresentam baixos níveis de concentração e raciocínio lógico. Demonstram sentimentos de indiferença e a necessidade de se manterem reclusos, não se considerando capacitados para desenvolver as atividades proposta com eficiência, assim os sentimentos de insatisfação e desistência afloram. Este estudo buscou investigar a influência da rotina em meio à pandemia no contexto educacional e a influência da síndrome nesse período para posteriormente, apresentar os conceitos e ponderações acerca da Síndrome de Burnout, necessárias para embasar os argumentos na delimitação e concretização da pesquisa sobre a Síndrome de Burnout em concomitância aos caos pandêmico. A pesquisa foi elaborada em forma de questionário (Google Forms), as perguntas são fundamentadas nas três dimensões do método MBI (Maslach Burnout Inventory); exaustão emocional, despersonificação e baixa realização profissional (MASLACH; JACKSON, 1978). As reflexões finais mostram índices da síndrome do esgotamento psicológico em meio à influência da COVID-19 e orientações de autoajuda que são oferecidas dentro da própria Universidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Letras - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Síndrome de Burnout | pt_BR |
dc.subject.keyword | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exaustão Emocional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Despersonificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Baixa Eficácia Profissional | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf | 469.17 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.