Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Thays Rayana de Almeida-
dc.date.accessioned2022-09-20T11:39:24Z-
dc.date.available2022-07-18-
dc.date.available2022-09-20T11:39:24Z-
dc.date.issued2022-07-18-
dc.identifier.citationRAMOS, Thays Rayana de Almeida. Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19. 2022. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2534-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:24:37Z No. of bitstreams: 1 Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf: 480428 bytes, checksum: 63bad47ef42f6ab2fb33522dddac3272 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-09-20T11:39:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf: 480428 bytes, checksum: 63bad47ef42f6ab2fb33522dddac3272 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-20T11:39:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf: 480428 bytes, checksum: 63bad47ef42f6ab2fb33522dddac3272 (MD5) Previous issue date: 2022-07-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSíndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: breves reflexões sobre essa síndrome no período de pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee1Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Heloisa Lima de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930395542214159pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema a Síndrome do esgotamento psicológico em acadêmicos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Campus Universitário do Araguaia: Breves reflexões sobre esta Síndrome no período de pandemia da COVID-19. Assim, pergunta-se: O meio acadêmico, a pandemia e os estudos podem contribuir para o desgaste psicológico do graduando? A Síndrome de Burnout tem se tornado cada vez mais recorrente devido à rotina familiar e/ou empregatícia e/ou estudantil. Compreende-se que a Síndrome de Burnout é um sinal de esgotamento do sujeito quando exposto ao estresse prolongado. Nesta circunstância, os indivíduos sentem-se muito exauridos, apresentam baixos níveis de concentração e raciocínio lógico. Demonstram sentimentos de indiferença e a necessidade de se manterem reclusos, não se considerando capacitados para desenvolver as atividades proposta com eficiência, assim os sentimentos de insatisfação e desistência afloram. Este estudo buscou investigar a influência da rotina em meio à pandemia no contexto educacional e a influência da síndrome nesse período para posteriormente, apresentar os conceitos e ponderações acerca da Síndrome de Burnout, necessárias para embasar os argumentos na delimitação e concretização da pesquisa sobre a Síndrome de Burnout em concomitância aos caos pandêmico. A pesquisa foi elaborada em forma de questionário (Google Forms), as perguntas são fundamentadas nas três dimensões do método MBI (Maslach Burnout Inventory); exaustão emocional, despersonificação e baixa realização profissional (MASLACH; JACKSON, 1978). As reflexões finais mostram índices da síndrome do esgotamento psicológico em meio à influência da COVID-19 e orientações de autoajuda que são oferecidas dentro da própria Universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordSíndrome de Burnoutpt_BR
dc.subject.keywordCOVID-19pt_BR
dc.subject.keywordLicenciatura em Letraspt_BR
dc.subject.keywordExaustão Emocionalpt_BR
dc.subject.keywordDespersonificaçãopt_BR
dc.subject.keywordBaixa Eficácia Profissionalpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thays_Rayana_de_Almeida_Ramos._TC.pdf469.17 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.