Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2546
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estimativa e mortalidade do câncer de mama no Brasil e região Centro-Oeste na última década
Autor(es): Bianchin, Kerollay Cassini
Orientador(a): Marisco, Patricia da Costa
Membro da Banca: Marisco, Patricia da Costa
Membro da Banca: Sugui, Marina Mariko
Membro da Banca: Cardoso, Cássia Regina Primila
Resumo : O câncer de mama é uma doença mamária muito temida pelo fato de acometer uma parte do corpo que é muito valorizada pela mulher e que tem uma função significativa na amamentação e na sexualidade das mesmas. Esta neoplasia continua sendo uma das principais causas de morte de mulheres no Brasil e no mundo. No Brasil, a mortalidade por esse câncer continua elevada mesmo nos dias atuais. OBJETIVO: Este estudo objetivou demonstrar as taxas estimadas de incidência e de mortalidade para essa doença no Brasil, na região Centro-Oeste (estados e capitais), entre os anos de 2006 e 2016. MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho consistiu em um estudo observacional retrospectivo, no qual os dados de estimativa de incidência foram coletados do site Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), de mortalidade no Datasus e de estudos científicos sobre câncer de mama. RESULTADOS: Observou-se um aumento gradativo tanto nas taxas estimadas de incidência como na mortalidade por essa neoplasia no Brasil no período avaliado. Na última década houve um aumento de 18,45% na estimativa de casos novos. Para 2016 são esperados 57.690 novos casos de câncer de mama, 56,2 casos/100 mil mulheres, representando 28,1 % dos dez tipos de câncer mais incidentes nas mulheres brasileiras que demonstra a expectativa de uma grande incidência dessa doença nesse ano. A estimativa de casos novos foi crescendo gradualmente também na região Centro-Oeste. Entre 2006 e 2013 observou-se um aumento de 31,12% na mortalidade pela doença no Brasil, assim como também na região Centro-Oeste. CONCLUSÃO: Conclui-se que o Brasil ainda necessita de políticas públicas mais efetivas na saúde da mulher para melhorar os planos de prevenção com o aumento da informação, do diagnóstico precoce e da assistência à saúde da mulher, assim reduzindo a mortalidade desta doença.
Palavra-chave: Neoplasia
Carcinoma
Doença mamária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Curso: Farmácia - CUS
Referência: BIANCHIN, Kerollay Cassini. Estimativa e mortalidade do câncer de mama no Brasil e região Centro-Oeste na última década. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2546
Data defesa documento: 23-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_KEROLLAY CASSINI BIANCHIN.pdf1.24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.