Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2565
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da atividade biológica do extrato de sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides Benth) in vivo
Autor(es): Souza, Karyn Gisele de
Orientador(a): Sugui, Marina Mariko
Membro da Banca: Sugui, Marina Mariko
Membro da Banca: Marisco, Patricia da Costa
Membro da Banca: Zampieron, Rafaela Grassi
Resumo : Caesalpinia peltophoroides Benth, conhecida popularmente como sibipiruna ou falso pau-brasil, é uma espécie ornamental com potencial madeireiro e com grande distribuição no Brasil, ocorrendo principalmente na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, sul da Bahia, São Paulo, Espírito Santo e no Pantanal Mato-grossense. O gênero Caesalpinia conta com mais de quinhentas espécies, sendo a maioria ainda não estudada quanto ao seu potencial farmacológico. Várias espécies do gênero são conhecidas pelas suas atividades antioxidante e anti-inflamatória. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do extrato de flor e folha de sibipiruna sobre danos induzidos pela Ciclofosfamida (CPA) no DNA em camundongos Swiss machos através do teste do micronúcleo. Os animais (seis animais/grupo) foram tratados por 15 dias consecutivos com extrato etanólico (via gavagem) e no 15º dia receberam intraperitonealmente NaCl (0,9%) ou CPA (25 mg/Kg), sendo sacrificados 24 horas após o tratamento para avaliação da frequência de eritrócitos policromáticos micronucleados (MNPCE). Os resultados obtidos mostraram que o pré-tratamento com o extrato etanólico de flor e folha de sibipiruna, sob as condições testadas, não reduziu a frequência de MNPCE induzida pela CPA, quando comparado com o grupo controle positivo. Já os grupos tratados somente com o extrato etanólico das flores e folhas de sibipiruna, aumentaram significativamente a frequência de micronúcleos em eritrócitos policromáticos de medula óssea, quando comparado com o grupo controle negativo, demonstrando assim, possível efeito mutagênico. Portanto, diante dos resultados foi possível verificar que a sibipiruna não apresentou atividade antimutagênica, mas um agente com possível ação mutagênica nas concentrações utilizadas.
Palavra-chave: Caesalpinia peltophoroides Benth
Mutagenicidade
Teste do micronúcleo
Ciclofosfamida
Camundongos swiss
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: SOUZA, Karyn Gisele de. Avaliação da atividade biológica do extrato de sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides Benth) in vivo. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2565
Data defesa documento: 12-Aug-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_KARYN GISELE DE SOUZA.pdf1.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.