Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2572
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atenção farmacêutica a idosos hipertensos de um Centro de Convivência em Sorriso-MT
Autor(es): Barbieri, Rayanna Sttefanne
Orientador(a): Pazini, Francine
Membro da Banca: Pazini, Francine
Membro da Banca: Rissato, Maria de Almeida Rocha
Membro da Banca: Ferrarini, Stela Regina
Resumo : A atenção farmacêutica é um processo de cuidado que visa a obtenção de uma farmacoterapia racional. Para isso, é responsabilidade do farmacêutico, inserido na atenção farmacêutica, implementar a monitorização de um plano terapêutico que produzirá resultados específicos ao paciente. Para os idosos que apresentam inúmeras doenças crônicas, como a hipertensão, estes benefícios são observados na melhoria da aderência ao tratamento e qualidade de vida. Este trabalho teve como objetivo promover a atenção farmacêutica a idosos hipertensos que frequentam um Centro de Convivência na cidade de Sorriso-MT, visando detectar possíveis problemas relacionados a medicamentos. Para tanto, 30 idosos portadores de hipertensão arterial, escolhidos por conveniência, foram entrevistados através da aplicação de formulários que continham informações como estado de saúde, medicamentos utilizados e hábitos sociais. A pesquisa foi qualitativa e quantitativa, a partir de entrevistas reservadas após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Após coleta os dados foram analisados. Os resultados demonstraram o uso de polifarmácia em 67% dos entrevistados. A idade variou de 61 a 84 anos, a maioria era do sexo feminino (24), casados (15) e moravam acompanhados (21). Além da hipertensão, as doenças mais observadas foram a hipercolesterolemia e diabetes mellitus. Os fármacos mais utilizados foram hidroclorotiazida, losartana, sinvastativa e metformina. Não foram observados Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs) de indicação, efetividade, segurança ou de adesão, somente uma possível interação medicamentosa entre anti-hipertensivo e anti-inflamatório não esteroidal (AINE). A atenção farmacêutica realizada com os 30 idosos propiciou conhecer o perfil medicamentoso dos pacientes entrevistados e suas peculiaridades, tendo sido de grande importância já que os idosos puderam sanar dúvidas com relação ao uso de medicamentos e sobre a necessidade de consulta médica, além de serem orientados quanto a importância da aderência ao tratamento medicamentoso e a prática de hábitos saudáveis.
Palavra-chave: Idoso
Hipertensão
Atenção farmacêutica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Institutos de Ciências da Saúde (ICS) – Sinop
Programa: Farmácia - CUS
Referência: BARBIERI, Rayanna Sttefanne. Atenção farmacêutica a idosos hipertensos de um Centro de Convivência em Sorriso-MT. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências da Saúde, Sinop, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2572
Data defesa documento: 12-Aug-2016
Aparece na(s) coleção(ções):Farmácia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2016_RAYANNA STTEFANNE BARBIERI.pdf1.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.