Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSabóia, Euriane Rezende Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-09T17:28:22Z-
dc.date.available2021-10-13-
dc.date.available2022-11-09T17:28:22Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationSABÓIA, Euriane Rezende Ferreira. A racionalidade dos consumidores de frutas e hortaliças na escolha entre convencionais e orgânicos. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Economia, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2677-
dc.description.abstractThis article aims to observe the rationality of fruit and vegetable consumers when two baskets are available: conventional and organic. Assuming the hypothesis that consumers are rationally limited, either by the environment or by the scarcity of information, it is expected that between the first and second scenario, which were separated by strategic information, preferences will not remain. The research evaluated 252 preference revelations of fruit and vegetable baskets in two rounds, through an electronic form submitted by the Internet. The results indicate that in scenario 1, about 64% of consumers chose the basket of conventional products and in scenario 2, after the offer of information on the risk of pesticides in conventional fruits and vegetables, 77% chose the organic basket. Other results were also related to age, income, and schooling.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-11-07T20:31:03Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Euriane Rezende Ferreira Sabóia.pdf: 1152835 bytes, checksum: bdd7ea4fc4d2e315cc605c5859babfd1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-11-09T17:28:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Euriane Rezende Ferreira Sabóia.pdf: 1152835 bytes, checksum: bdd7ea4fc4d2e315cc605c5859babfd1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-09T17:28:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Euriane Rezende Ferreira Sabóia.pdf: 1152835 bytes, checksum: bdd7ea4fc4d2e315cc605c5859babfd1 (MD5) Previous issue date: 2021-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA racionalidade dos consumidores de frutas e hortaliças na escolha entre convencionais e orgânicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Magno de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382990116776293pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre Magno de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382990116776293pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Leonardo Flauzino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616273204486787pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Roney Fraga-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6380212729787758pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719412772001756pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo observar a racionalidade dos consumidores de frutas e hortaliças quando duas cestas estão disponíveis: convencional e orgânica. Assumindo a hipótese de que os consumidores são racionalmente limitados, seja pelo ambiente ou pela escassez de informações, espera-se que entre o primeiro e segundo cenário, que foram separados por informações estratégicas, as preferências não se mantenham. A pesquisa avaliou 252 revelações de preferência das cestas de frutas e hortaliças em duas rodadas, através de formulário eletrônico encaminhado pela internet. Os resultados indicam que no cenário 1, cerca de 64% dos consumidores escolheram a cesta de produtos convencionais e no cenário 2, após a oferta de informações sobre o risco de agrotóxicos em frutas e hortaliças convencionais, 77% escolheram a cesta orgânica. Outros resultados também foram relacionados com idade, renda e escolaridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economia (FE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programCiências Econômicas - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.subject.keywordRacionalidade limitadapt_BR
dc.subject.keywordProcesso decisóriopt_BR
dc.subject.keywordConsumidorespt_BR
dc.subject.keywordEconomia comportamentalpt_BR
dc.subject.keyword2Limited rationalitypt_BR
dc.subject.keyword2Decision-making processpt_BR
dc.subject.keyword2Preferencespt_BR
dc.subject.keyword2Consumerspt_BR
dc.subject.keyword2Behavioral economicspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Econômicas

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Euriane Rezende Ferreira Sabóia.pdf1.13 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.