Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Derciana Aparecida de-
dc.date.accessioned2022-11-16T21:44:02Z-
dc.date.available2015-06-30-
dc.date.available2022-11-16T21:44:02Z-
dc.date.issued2015-06-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Derciana Aparecida de. Investigação da abordagem do ciclo do carbono nos livros didáticos de Ensino Fundamental. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2686-
dc.description.abstractOver the years, evaluations of textbooks have produced a significant improvement in editorial output. At first the central question of evaluations lay in the quality of information, currently the largest emphasis is on methodological issue, when analyzed carefully and strictly the pedagogical proposal contemplates an investigative and contextualized teaching. This study analyzed the text books of 6th grades of elementary public schools in Sinop city (MT). The goal was to identify whether the Science textbooks have adequate approach about the Carbon Cycle, in order to meet the needs as an effective pedagogical tool. The study was conducted through the analysis of five books indicated by the Didactic Book Guide 2013 and 2014, in which the subject scope, coherence, the context and the existence of illustrations were evaluated. In the second stage we used a questionnaire containing five questions to investigate teachers' views on the importance and effectiveness of textbooks for teaching the Carbon Cycle. In this study, we found that four of these booke were the most suited to the proposed criteria and are similar to the goals of PCNs, while the other book presented insufficiency in scope, coherence and context of texts and images. The interviewed teachers agreed on the possibility and need of the study of the Carbon Cycle on 6th grades. It was observed that most of the interviewed teachers point that the textbooks cannot be used as a unique educational tool.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T17:24:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_2015_DERCIANA APARECIDA DE FREITAS.pdf: 1480931 bytes, checksum: 8988c4fe6f2e57bcb391db24889718fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T21:42:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_DERCIANA APARECIDA DE FREITAS.pdf: 1480931 bytes, checksum: 8988c4fe6f2e57bcb391db24889718fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-16T21:43:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2015_DERCIANA APARECIDA DE FREITAS.pdf: 1480931 bytes, checksum: 8988c4fe6f2e57bcb391db24889718fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T21:44:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2015_DERCIANA APARECIDA DE FREITAS.pdf: 1480931 bytes, checksum: 8988c4fe6f2e57bcb391db24889718fd (MD5) Previous issue date: 2015-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInvestigação da abordagem do ciclo do carbono nos livros didáticos de Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Wobeto, Carmen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7629112688399234pt_BR
dc.contributor.referee1Wobeto, Carmen-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7629112688399234pt_BR
dc.contributor.referee2Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee3Zanato, Aparecida Fernanda de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8735946013287265pt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, as avaliações dos livros didáticos (LD) têm produzido uma significativa melhoria na produção editorial. Inicialmente, a questão central das avaliações residia na qualidade da informação, atualmente a ênfase maior é na questão metodológica, quando se analisa com atenção e rigor se a proposta pedagógica contempla um ensino investigativo e contextualizado. Este estudo analisou os LD do 6º ano do ensino fundamental, em escolas públicas no município de Sinop (MT). O objetivo foi identificar se os LD de Ciências apresentam uma abordagem adequada sobre o Ciclo do Carbono, de modo que atenda as necessidades como eficiente ferramenta pedagógica. O trabalho foi realizado, por meio da analise de cinco livros indicados pelo Guia do Livro Didático 2013 e 2014, nos quais foram avaliados abrangência do assunto, coerência, a contextualização e a existência de ilustrações. Na segunda etapa utilizou-se um questionário contendo 5 questões para investigar as opiniões dos professores sobre a importância e eficácia dos livros didáticos para o ensino do Ciclo do Carbono. Nesta investigação, observamos que quatro destes livros foram as que mais se adequaram aos critérios propostos e aproximam-se dos objetivos dos PCNs, enquanto que, o outro apresentou insuficiencia na abrangência, coerência e contextualização dos textos e imagens. Nas respostas e justificativas dos professores entrevistados há concordância sobre a possibilidade e necessidade do estudo do Ciclo do Carbono no 6º ano, sobre os LD observou se que a maioria dos professores entrevistados aponta que não pode ser utilizado como única ferramenta pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordCiclo do Carbonopt_BR
dc.subject.keywordLivro didático - Químicapt_BR
dc.subject.keywordPCNspt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Químicapt_BR
dc.subject.keyword2Carbon Cyclept_BR
dc.subject.keyword2Textbook - Chemistrypt_BR
dc.subject.keyword2PCNspt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_DERCIANA APARECIDA DE FREITAS.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.