Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2687
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A utilização do computador e softwares educativos no ensino de Química
Autor(es): Silva, Dayanne Ferreira da
Orientador(a): Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Membro da Banca: Wobeto, Carmen
Resumo : Cada vez mais a tecnologia vem se tornando uma ferramenta importante para a sociedade atual. A escola, como membro desta sociedade, deve se adequar e acrescentar seu uso no processo de ensino. Desse modo, o computador passa a ser uma ferramenta educacional, como um recurso de complementação e obtenção de dados na construção de conhecimento. A Química é uma ciência tida muitas vezes abstrata, onde muitos alunos possuem dificuldade em assimilar seus conceitos. A utilização de softwares educativos supriria essa necessidade, uma vez que estes programas representariam os conteúdos teóricos e práticos, proporcionando uma maior compreensão dos conceitos Químicos. Para verificar como ocorre o uso de computadores e softwares no ensino de Química, foi realizada uma pesquisa com professores da rede estadual e particular de ensino do município de Sorriso-MT. Durante a investigação, foi realizado um levantamento sobre as metodologias utilizadas e as dificuldades encontradas na inserção do computador no ambiente escolar, bem como, se os docentes conhecem ou utilizam algum software educativo, e como os recursos tecnológicos poderiam auxiliar na construção e desenvolvimento do conhecimento Químico. Os dados foram obtidos por meio de perguntas aplicadas aos professores utilizando uma entrevista semiestruturada. Mediante os dados obtidos percebeu – se que a maioria dos professores não utilizam o computador e os softwares educativos como ferramenta de apoio no processo de ensino - aprendizagem, existindo a necessidade de capacitar os docentes para que estes possuam o domínio para utilizarem essas ferramentas e assim usufruírem de todos os recursos que elas podem oferecer.
Resumo em lingua estrangeira: More and more, technology is becoming an important tool for the current society. School, as a society member, need to adapted and take its use in learning process. Thus, computer becomes be an educational tool, as supplementary resource in data achievement during knowledge construction. Chemistry is a science take as abstract, in this sense, there are many students with serious difficulty in assimilating its concepts. The use of educational software should supply such gaps, like this software could represent the theoretical and practical contents, bringing better understanding of Chemicals concepts. To verify how occur the use of computers in chemistry class, was performed a research with public and private chemistry classes/teachers based in Sorriso-MT city. During the investigation, was performed a survey about methodologies used and difficulties founds to integrates the use of computer in school environment, as well as, the teacher’s knowledge to use some educational software and how the technological resources could assist the construction and development of Chemical knowledge. Data collection was performed by quiz applied to chemistry teachers by using a semi-structured interview. By the obtained data, was verified that most teachers do not use computer or educational software as a support tool in learning process, being necessary capacitate them for they may have the domain use of these tools and taken all advantage that it’s can offer.
Palavra-chave: Tecnologia na educação
Softwares Educativos
Ensino de Química
Palavra-chave em lingua estrangeira: Technology in education
Educational Software
Chemistry learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Química - CUS
Referência: SILVA, Dayanne Ferreira da. A utilização do computador e softwares educativos no ensino de Química. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2687
Data defesa documento: 9-Jun-2015
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2015_DAYANNE FERREIRA DA SILVA.pdf1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.