Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Elina Cavalcante da-
dc.date.accessioned2022-11-21T21:55:35Z-
dc.date.available2017-07-12-
dc.date.available2022-11-21T21:55:35Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.citationSILVA, Elina Cavalcante da. Inclusão escolar de alunos surdos: desafios que o professor enfrenta. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2698-
dc.description.abstractThe present work aims to describe the teacher 's view towards inclusion in regular classrooms with deaf students. The research was done in public schools in Sinop (MT), and also sought to verify the availability of resources that help the teacher in the classroom, as well as their main difficulties to teach in a class with the inclusion of deaf students. Of qualitative nature, the research was carried out in March, April, May, June and July of 2017, in public schools of the urban area of the municipality, which serve deaf students from the 6th grade of Elementary School to the 3rd year of High School. In order to meet the objective of the research, a questionnaire was applied to the teachers that attend these students in the classroom, in which we obtained answers from 15 teachers. School inclusion has made great strides in the course of history, but it is perceived that it is necessary to look more carefully at the training of education professionals, especially the teacher who works in the regular classes that carry out the inclusion. A work in partnership with the resource room teacher and the reaffirmation of the rights to Inclusive Education is glimpsed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-21T21:01:29Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ELINA CAVALCANTE DA SILVA.pdf: 706349 bytes, checksum: f5ab705a273e402f5ec4617bb4a854ff (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com), reason: on 2022-11-21T21:36:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-21T21:37:11Z No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ELINA CAVALCANTE DA SILVA.pdf: 706349 bytes, checksum: f5ab705a273e402f5ec4617bb4a854ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-21T21:55:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ELINA CAVALCANTE DA SILVA.pdf: 706349 bytes, checksum: f5ab705a273e402f5ec4617bb4a854ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-11-21T21:55:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ELINA CAVALCANTE DA SILVA.pdf: 706349 bytes, checksum: f5ab705a273e402f5ec4617bb4a854ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T21:55:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2017_ELINA CAVALCANTE DA SILVA.pdf: 706349 bytes, checksum: f5ab705a273e402f5ec4617bb4a854ff (MD5) Previous issue date: 2017-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInclusão escolar de alunos surdos : desafios que o professor enfrentapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Laier, Simone Simionato dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804958200762621pt_BR
dc.contributor.referee1Laier, Simone Simionato dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8804958200762621pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Edson Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3184651096945519pt_BR
dc.contributor.referee3Maiolini, Sergio Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309952751631427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5634370321422062pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo descrever o olhar do professor frente a inclusão em salas de aula regular, com alunos surdos. A pesquisa foi feita em escolas públicas de Sinop/MT, e buscou verificar também a disponibilidade de recursos que auxiliam o professor em sala de aula, bem como suas principais dificuldades para ensinar em uma turma com inclusão de alunos surdos. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada nos meses de março, abril, maio, junho e julho de 2017, em escolas públicas da zona urbana do município, que atendem alunos surdos do 6ºano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para atender o objetivo da pesquisa foi aplicado um questionário aos professores que atendem esses alunos em sala de aula, em que obtivemos respostas de 15 professores. A inclusão escolar teve grandes avanços no decorrer da história, porém se percebe que se faz necessário um olhar mais criterioso na capacitação dos profissionais da educação, principalmente o professor que atua nas turmas regulares que realizam a inclusão. Vislumbra-se um trabalho em parceria com o professor da sala de recursos e a reafirmação dos direitos à Educação Inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordInclusãopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - Educação superiorpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusionpt_BR
dc.subject.keyword2Deaf - Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Deaf - Higher Educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2017_ELINA CAVALCANTE DA SILVA.pdf689.79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.