Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2702
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Direitos humanos e colonialidade do poder: as contradições da ingerência humanitária da ONU no Haiti
Autor(es): Bratti, Carlos Henrique de Oliveira
Orientador(a): Freitas, Wanderson Moura de Castro
Membro da Banca: Freitas, Wanderson Moura de Castro
Membro da Banca: Santos, Wenas Silva
Membro da Banca: Muraro , Ygor Gabriel Guedes
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo analisar os aspectos da proteção internacional dos direitos humanos, o papel da Organização das Nações Unidas nessa promoção do Direito Internacional dos Direitos Humanos. Nesse contexto, é necessário conhecer o Haiti, a iniciar pelo processo de formação da sociedade e construção do Estado sob as formas de controle e exploração enquanto colônia. Tal estudo teve como método a análise documental e bibliográfica por meio de materiais como: artigos, monografias, notícias, relatórios e resoluções. Aponta-se que apesar da independência, o povo haitiano continuou enfrentando diversas ingerências, marcadas por violações aos direitos humanos, sendo a principal, a MINUSTAH.
Resumo em lingua estrangeira: El presente trabajo tiene como objetivo analizar aspectos de la protección internacional de los derechos humanos, el papel de las Naciones Unidas en esta promoción del Derecho Internacional de los Derechos Humanos. En este contexto, es necesario conocer Haití, a partir del proceso de formación de la sociedad y construcción del Estado bajo las formas de control y explotación como colonia. Este estudio tuvo como método el análisis documental y bibliográfico a través de materiales como: artículos, monografías, noticias, informes y resoluciones. Se señala que a pesar de la independencia, el pueblo haitiano continuó enfrentando diversas injerencias, marcadas por violaciones a los derechos humanos, siendo la principal la MINUSTAH.
Palavra-chave: Direitos Humanos
exploração
colônia
ingerências
violações
Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH)
Palavra-chave em lingua estrangeira: Derechos Humanos
exploración
colonia
interferencia
violaciones
MINUSTAH
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Direito - CUA
Referência: BRATTI, Carlos Henrique de Oliveira. Direitos humanos e colonialidade do poder: as contradições da ingerência humanitária da ONU no Haiti. 2022. 64 f. Monografia (Bacharelado em Direito) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2702
Data defesa documento: 14-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Direito - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3.3._TCC__CARLOS_HENRIQUE_OLIVEIRA_BRATTI.pdf614.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.