Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Giulia Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T18:07:56Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25 | - |
dc.date.available | 2022-12-06T18:07:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-05 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Giulia Santos de. Bell Hooks e Paulo Freire: educando para a liberdade. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2725 | - |
dc.description.abstract | This work aims to study the trajectory and construction of the intellectual thought of the feminist philosopher, pedagogue and writer bell hooks, as well as the contribution of Paulo Freire's philosophy to her liberating theory. Thus, we sought to understand the story of the author approached and the influence of her experience for the development of her work. As well as, an analysis of the relationship between the thought of bell hooks and Paulo Freire in the development of the notion of education as a practice of freedom from an engaged critical pedagogy and its relationship with the dynamics of class, race and gender, as a way of understanding and fighting as dominant structures. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-12-01T20:13:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf: 356118 bytes, checksum: 748108192f7b51f2bae25eb517c9adf5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-12-06T18:07:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf: 356118 bytes, checksum: 748108192f7b51f2bae25eb517c9adf5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-06T18:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf: 356118 bytes, checksum: 748108192f7b51f2bae25eb517c9adf5 (MD5) Previous issue date: 2021-10-05 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Bell Hooks e Paulo Freire : educando para a liberdade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Alécio Donizete da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4483690235510046 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Alécio Donizete da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4483690235510046 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Jesus, Rodrigo Marcos de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3723301504388195 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3978688003364805 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho se propõe a estudar a trajetória e construção do pensamento intelectual da filósofa, pedagoga e escritora feminista bell hooks, assim como a colaboração da filosofia de Paulo Freire para a sua teoria libertadora. Dessa forma, buscou-se compreender a história da autora abordada e a influência de sua experiência para o desenvolvimento de sua obra. Assim como, a análise da relação entre o pensamento de bell hooks e Paulo Freire no desenvolvimento da noção de educação como prática da liberdade a partir da pedagogia crítica engajada e sua relação com as dinâmicas de classe, raça e gênero, como forma de compreender e combater as estruturas dominantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Filosofia - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação como prática da liberdade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítica engajada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Raça | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Classe | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas dominantes | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Education as a practice of freedom | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Engaged critical pedagogy | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Breed | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Genre | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Class | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Dominant structures | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Filosofia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf | 347.77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.