Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Giulia Santos de-
dc.date.accessioned2022-12-06T18:07:56Z-
dc.date.available2021-11-25-
dc.date.available2022-12-06T18:07:56Z-
dc.date.issued2021-10-05-
dc.identifier.citationLIMA, Giulia Santos de. Bell Hooks e Paulo Freire: educando para a liberdade. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2725-
dc.description.abstractThis work aims to study the trajectory and construction of the intellectual thought of the feminist philosopher, pedagogue and writer bell hooks, as well as the contribution of Paulo Freire's philosophy to her liberating theory. Thus, we sought to understand the story of the author approached and the influence of her experience for the development of her work. As well as, an analysis of the relationship between the thought of bell hooks and Paulo Freire in the development of the notion of education as a practice of freedom from an engaged critical pedagogy and its relationship with the dynamics of class, race and gender, as a way of understanding and fighting as dominant structures.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-12-01T20:13:07Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf: 356118 bytes, checksum: 748108192f7b51f2bae25eb517c9adf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-12-06T18:07:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf: 356118 bytes, checksum: 748108192f7b51f2bae25eb517c9adf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T18:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf: 356118 bytes, checksum: 748108192f7b51f2bae25eb517c9adf5 (MD5) Previous issue date: 2021-10-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBell Hooks e Paulo Freire : educando para a liberdadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alécio Donizete da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4483690235510046pt_BR
dc.contributor.referee2Jesus, Rodrigo Marcos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3723301504388195pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3978688003364805pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a estudar a trajetória e construção do pensamento intelectual da filósofa, pedagoga e escritora feminista bell hooks, assim como a colaboração da filosofia de Paulo Freire para a sua teoria libertadora. Dessa forma, buscou-se compreender a história da autora abordada e a influência de sua experiência para o desenvolvimento de sua obra. Assim como, a análise da relação entre o pensamento de bell hooks e Paulo Freire no desenvolvimento da noção de educação como prática da liberdade a partir da pedagogia crítica engajada e sua relação com as dinâmicas de classe, raça e gênero, como forma de compreender e combater as estruturas dominantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programFilosofia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keywordEducação como prática da liberdadept_BR
dc.subject.keywordPedagogia crítica engajadapt_BR
dc.subject.keywordRaçapt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordClassept_BR
dc.subject.keywordEstruturas dominantespt_BR
dc.subject.keyword2Education as a practice of freedompt_BR
dc.subject.keyword2Engaged critical pedagogypt_BR
dc.subject.keyword2Breedpt_BR
dc.subject.keyword2Genrept_BR
dc.subject.keyword2Classpt_BR
dc.subject.keyword2Dominant structurespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Giulia Santos de Lima.pdf347.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.