Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2755
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Os mapas conceituais como material didático complementar no ensino-aprendizado de neuroanatomia |
Autor(es): | Muchel, Ludmila Taverny |
Orientador(a): | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Ramos, Luana dos Anjos |
Membro da Banca: | Bertoque, Lennie Aryete Dias Pereira |
Membro da Banca: | Campos, Leonara Raddai Gunther de |
Resumo : | A disciplina de Anatomia Humana passou por muitas mudanças e progressos ao longo dos anos desde os seus primeiros relatos no Egito antigo, tanto em relação ao conteúdo teórico, quanto ao seu ensino prático para um conhecimento mais profundo do corpo humano. Sendo uma ciência que estuda, também, macroscopicamente o corpo humano, a anatomia humana é de grande importância para a formação de bons profissionais da área da saúde. Com a chegada repentina da Pandemia do COVID-19, fez-se necessário medidas de distanciamento social nas universidades no mundo todo. Discentes, docentes e técnicos de laboratórios tiveram que se adaptar, planejando e inserir novos métodos de estudos para a disciplina de Anatomia Humana, que é em essência tanto teórica quanto prática. Assim, metodologias ativas de aprendizado já conhecidas foram postas em prática afim de auxiliar os estudantes. Os Mapas Conceituais (MC) têm se mostrado ferramentas muito úteis na construção e transmissão do conhecimento de forma direta e ao mesmo tempo abrangente. Isso posto, o objetivo desse trabalho é elaborar Mapas Conceituais como material complementar para o estudo de neuroanatomia, abordado dentro da disciplina de anatomia humana para a graduação. Foram consultados livros teóricos clássicos de neuroanatomia, como “Neuroanatomia Funcional” de Machado 2013. Após o estudo e resumo do conteúdo, o programa de computador CmapTools foi utilizado para a construção dos mapas conceituais. Ao final, obteve-se um material abrangente, porém conciso que será oferecido aos estudantes na forma de livro didático, em processo de elaboração. |
Resumo em lingua estrangeira: | The discipline of Human Anatomy has undergone many changes and advances over the years since its first reports in ancient Egypt, both in relation to theoretical content and to its practical teaching for a deeper knowledge of the human body. As a science that studies the human body macroscopically, Human Anatomy has great importance for the formation of good health professionals. With the sudden arrival of the COVID-19 Pandemic, social distancing measures were necessary in universities all over the world. Students, teachers, and lab technicians had to adapt, planning, and inserting new study methods for the discipline of Human Anatomy, which is in essence both theoretical and practical. Thus, active learning methodologies already known were put into practice to help students. Concept Maps (CM) have proven to be very useful tools in the construction and transmission of knowledge in a direct and at the same time comprehensive way. The objective of this work is to elaborate Concept Maps as complementary material for the study of neuroanatomy, which is part of the discipline of Human Afor undergraduate students. Classic theoretical books on Neuroanatomy were consulted, such as "Functional Neuroanatomy" by Machado 2013. After studying and summarizing the content, the CmapTools behavioral program was used to build the concept maps. In the end, a comprehensive but concise material was obtained, which will be offered to students in the form of a textbook under development. |
Palavra-chave: | Anatomia Humana ensino-aprendizado mapas conceituais metodologias ativas neuroanatomia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | active methodologies concept maps Human Anatomy Neuroanatomy teaching-learning |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::BIOMEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Biomedicina - CUA |
Referência: | MUCHEL, Ludmila Taverny. Os mapas conceituais como material didático complementar no ensino-aprendizado de neuroanatomia. 2022. 56 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2755 |
Data defesa documento: | 9-Jul-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Biomedicina - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Ludmila_Taverny_Muchel.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.