Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Milena Biguetti dos-
dc.date.accessioned2022-12-14T10:55:09Z-
dc.date.available2022-07-22-
dc.date.available2022-12-14T10:55:09Z-
dc.date.issued2022-07-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Milena Biguetti dos. O impacto da pandemia de COVID-19 nos estudantes de graduação de biomedicina da Universidade Federal de Mato Grosso. 2022. 43 f. Monografia (Bacharelado em Biomedicina) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2757-
dc.description.abstractWith the COVID-19 pandemic, restrictive measures were necessary to prevent the spread of the coronavirus. One of these measures was the closure of educational institutions, which initiated indefinite remote education. Studies have shown that the social isolation caused by the pandemic has affected the students' well-being and mental health. Furthermore, the performance of students in remote learning did not match that in the face-to-face classroom. Thus, the present study evaluated the impact of the COVID-19 pandemic on mental health, performance in remote teaching, course dropout, and socialization in undergraduate students of the Biomedicine course at the Araguaia Campus of the Federal University of Mato Grosso. The sample was composed of 60 students, from the first to the fourth year of the course, with an age range of 18 to 36 years, being 85% female and 15% male students who started the undergraduate course in 2016, 2017, 2018 and 2019. The results of this study were obtained through the data raised by the form that the students filled out online and/or in person. The form was constructed based on pre-existing forms in the literature that address nuances of college life such as academic performance, mental health, pandemic, depression, and anxiety. The results showed that students had a lower academic performance than in the pre-pandemic period and remote learning decreased willingness for academic activity. Likewise, students were found to be more mentally ill. These findings concluded that the impact of the COVID-19 pandemic negatively affected the academic performance and mental health of biomedical students at the Federal University of Mato Grosso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2022-12-13T14:27:24Z No. of bitstreams: 1 TCC_Milena_Biguetti_dos_Santos.pdf: 3310044 bytes, checksum: e94fc75a7b06914adfaa34b548d19e41 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2022-12-14T10:55:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Milena_Biguetti_dos_Santos.pdf: 3310044 bytes, checksum: e94fc75a7b06914adfaa34b548d19e41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-14T10:55:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Milena_Biguetti_dos_Santos.pdf: 3310044 bytes, checksum: e94fc75a7b06914adfaa34b548d19e41 (MD5) Previous issue date: 2022-07-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO impacto da pandemia de COVID-19 nos estudantes de graduação de biomedicina da Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Luana dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674750361624537pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Luana dos Anjos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6674750361624537pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca Filho, Paulo Roberto da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2893682941511355pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Heloisa Lima de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2930395542214159pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9898318812701801pt_BR
dc.description.resumoCom a pandemia de COVID-19, se fez necessário medidas restritivas para impedir a propagação do coronavírus. Uma dessas medidas foi o fechamento de instituições de ensino, o que deu início ao ensino remoto, por tempo indeterminado. Estudos mostraram que o isolamento social causado pela pandemia, afetou o bem-estar e a saúde mental dos estudantes. Além disso, o desempenho dos estudantes no ensino remoto não se igualou ao em sala de aula. Deste modo, o presente estudo avaliou o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental, desempenho no ensino remoto, desistência/trancamento do curso e na socialização nos estudantes de graduação do curso de Biomedicina do Campus do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso. A amostra foi composta por 60 estudantes, do primeiro até o quarto ano do curso, com faixa etária dos 18 até 36 anos, sendo 85% estudantes do sexo feminino e 15% do sexo masculino que iniciaram a graduação em 2016, 2017, 2018 e 2019. Os resultados deste estudo foram obtidos através dos dados levantados pelo formulário que os alunos preencheram de forma on-line e/ou presencial. O formulário foi construído com base em formulários já preexistentes na literatura que abordam nuances da vida universitária como desempenho acadêmico, saúde mental, pandemia, depressão e ansiedade. Os resultados mostraram que os alunos tiveram desempenho acadêmico inferior ao do período pré pandemia e que o ensino remoto diminuiu a disposição para as atividades acadêmicas. Além de que os estudantes se encontraram mais adoecidos mentalmente. Com esses achados, concluiu-se que o impacto da pandemia de COVID-19 afetou negativamente o desempenho acadêmico e a saúde mental dos alunos de biomedicina da Universidade Federal de Mato Grosso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programBiomedicina - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::BIOMEDICINApt_BR
dc.subject.keywordpandemiapt_BR
dc.subject.keyworddesempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.keywordsaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordensino remotopt_BR
dc.subject.keywordestudantes de graduaçãopt_BR
dc.subject.keyword2pandemicpt_BR
dc.subject.keyword2academic performancept_BR
dc.subject.keyword2mental healthpt_BR
dc.subject.keyword2remote educationpt_BR
dc.subject.keyword2undergraduate studentspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Biomedicina - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Milena_Biguetti_dos_Santos.pdf3.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.