Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2805
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência contra mulheres negras no estado de Mato Grosso no período de 2010 a 2014
Autor(es): Santos, Elizete Gonçalves dos
Orientador(a): Souza, Delma Perpétua Oliveira de
Membro da Banca: Souza, Delma Perpétua Oliveira de
Resumo : Estudos apontam o racismo e o sexismo enfrentado cotidianamente pelas mulheres negras, como um dos fatores das várias violências, que provocam adoecimento e agravos à saúde, como também os obstáculos para o acesso aos serviços de saúde. As mulheres negras encontram-se no grupo social vulnerável. O que as coloca em estado de vulnerabilidade social em manter e promover a própria saúde. Neste sentido, tem-se como objetivo descrever a violência entre as mulheres negras no estado de Mato Grosso no período de 2010 a 2014. Trata-se de um estudo exploratório, com dados secundários obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-MS) sobre a temática violência. Das dezesseis regiões de saúde a que mais apresentou casos de violência contra mulheres negras com 84% dos casos, foi a Médio Norte Mato-grossense, e a menor com 45,8% a Garça Araguaia. No geral observou maior proporção de violência entre as mulheres negras em todas as faixas etárias, com baixo nível de escolaridade, invertendo esta proporção para as mulheres não negras com escolaridade de ensino superior. Na evolução dos casos da violência, as mulheres negras destacam-se o óbito por violência (71,6%), em relação às outras mulheres (28,4%). Entre os tipos de violência, a mulher negra em maior proporção foi mais vitima, da violência física (68,1%), psicológica moral (64.7%), sexual (67,7%), por trafico de seres humanos (75,0%). A violência contra as mulheres negras, em suas diversas expressões tem acometido e comprometido à saúde destas, afetando a família, o coletivo e os serviços de saúde no estado de Mato Grosso. São necessárias ações intersetoriais de promoção e assistência para reverter à situação de violência contra a mulher negra evidenciada neste estudo.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Violência contra a mulher
Violência contra as mulheres afrodescendentes
Causas externas
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Curso: Saúde Coletiva - CUC
Referência: SANTOS, Elizete Gonçalves dos. Violência contra mulheres negras no estado de Mato Grosso no período de 2010 a 2014. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2805
Data defesa documento: 22-Abr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Elizete Gonçalves dos Santos.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.