Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2882
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBach, Barbara Ferreira-
dc.date.accessioned2023-02-24T19:18:37Z-
dc.date.available2019-04-17-
dc.date.available2023-02-24T19:18:37Z-
dc.date.issued2019-04-09-
dc.identifier.citationBACH, Barbara Ferreira. Jornalismo de revista e publicidade: elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressante. 2019. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2882-
dc.description.abstractThis monograph presents a qualitative analysis of six issues published in Superinteressante magazine in 2018 in order to understand how publicity is present in the reading contract established by the journalistic vehicle. The methodology used was the discourse analysis, especially the concept of reading contract of Eliseo Verón (1983). There is a theoretical approach dealing with magazine journalism and its relationship with advertising, as well as a contextualization about magazines in Brazil. There were observed and analysed enunciative structures in the covers, the arrangement between texts and images in the body of the cover stories and in the photographic or illustration works, the use of infographics and the language used to relate to the reader in order to identify patterns and breaks in the constitution of Superinteressante contract with the public.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-02-16T15:35:33Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Bárbara Ferreira Bach.pdf: 6244534 bytes, checksum: 5b817b72684ed8f9e4c9f125dcee49de (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-02-24T19:18:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Bárbara Ferreira Bach.pdf: 6244534 bytes, checksum: 5b817b72684ed8f9e4c9f125dcee49de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-24T19:18:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Bárbara Ferreira Bach.pdf: 6244534 bytes, checksum: 5b817b72684ed8f9e4c9f125dcee49de (MD5) Previous issue date: 2019-04-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJornalismo de revista e publicidade : elementos da linguagem publicitária no contrato de leitura da revista Superinteressantept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Coêlho, Tamires Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722581256304187pt_BR
dc.contributor.referee1Coêlho, Tamires Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722581256304187pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Bruno Bernardo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7417510546389019pt_BR
dc.contributor.referee3Luiz, Thiago Cury-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5117776761246028pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5289084159958290pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma análise qualitativa de seis edições da revista Superinteressante publicadas em 2018, visando entender de que forma a publicidade está presente no contrato de leitura estabelecido pelo veículo jornalístico. A metodologia utilizada foi a análise do discurso, sobretudo o conceito de contrato de leitura de Eliseo Verón (1983). Há um apanhado teórico abordando o jornalismo de revista e sua relação com a publicidade, além de uma contextualização sobre as revistas no Brasil. Foram observadas e analisadas estruturas enunciativas presentes nas capas, a disposição entre textos e imagens no corpo das reportagens de capa e nos trabalhos fotográficos ou de ilustração, o uso de infográficos e a linguagem utilizada para se relacionar ao leitor, a fim de identificar padrões e rupturas na constituição do contrato de Superinteressante com o público.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programJornalismo - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.subject.keywordJornalismopt_BR
dc.subject.keywordPublicidadept_BR
dc.subject.keywordContrato de leiturapt_BR
dc.subject.keywordSuperinteressantept_BR
dc.subject.keywordJornalismo de revistapt_BR
dc.subject.keyword2Journalismpt_BR
dc.subject.keyword2Advertisingpt_BR
dc.subject.keyword2Reading contractpt_BR
dc.subject.keyword2Superinteressantept_BR
dc.subject.keyword2Magazine journalismpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Comunicação Social - Jornalismo

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Bárbara Ferreira Bach.pdf6.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.