Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2941
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Residência pedagógica em química : reflexões sobre formação inicial para a docência |
Autor(es): | Lisboa, Anna Rubya Oliveira |
Orientador(a): | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Nehme, Claudia Joseph |
Membro da Banca: | Santos, Laiene Maria Rodrigues dos |
Resumo : | Este presente trabalho de conclusão de curso tem como tema principal a formação acadêmica docente em química, com foco no Programa de Residência Pedagógica que foi desenvolvido no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Foi construído a partir de uma narrativa autobiográfica, ou seja, a partir do ponto de vista de uma estudante (a própria autora) e elaborado no âmbito da pesquisa educacional qualitativa, apoiada por reflexões da equipe que compôs a equipe da residência da Escola Estadual Maria de Arruda Muller Liceu Cuiabano. Objetivou-se relatar as experiências durante o período de graduação, evidenciando as disciplinas cursadas, a participação nos programas e por fim, as vivências no Programa de Residência Pedagógica, refletindo e avaliando seu impacto na formação inicial na medida em que se levava em conta, questões relacionadas à saúde emocional. Apresenta-se inicialmente, uma breve história do curso de graduação em Licenciatura em Química com foco nos desafios encontrados como estudante universitária, bem como as disciplinas direcionadas à docência e os programas que perpassam toda a graduação. A fim de ajustar a proposta de autoavaliação e de perceber melhor o impacto do programa da Residência Pedagógica, foi aplicado um formulário virtual, que continha, dentre outras questões, aquelas voltadas para se perceber como os integrantes dessa equipe lidaram com as condições de saúde mental e emocional. Pode-se destacar que a residência pedagógica foi essencial para o desenvolvimento profissional docente de forma inicial pois contou com dinâmicas diferenciadas aplicadas durante o programa. Para os participantes a experiência foi relevante e exitosa. Todos os participantes sentiram diferentes tipos de emoções, sendo que, 60% avaliaram como necessário o acompanhamento de um profissional da saúde, como um psicólogo por exemplo. Como participante e relatora dessa narrativa autobiográfica, avalio que os relatos dos participantes meus colegas de residência, juntamente as discussões e análises, podem ser primordiais para o aperfeiçoamento do programa. Considero que é preciso garantir a continuidade desse programa, uma vez que seu impacto e relevância foram destacados por todos os participantes. |
Palavra-chave: | Vivência acadêmica Residência pedagógica Formação inicial Saúde mental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | . |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Curso: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | LISBOA, Anna Rubya Oliveira. Residência pedagógica em química: reflexões sobre formação inicial para a docência. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2941 |
Data defesa documento: | 29-Set-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Anna Rubya Oliveira Lisboa.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.