Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Felipe Perin-
dc.date.accessioned2023-03-30T18:29:13Z-
dc.date.available2021-09-27-
dc.date.available2023-03-30T18:29:13Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.citationBEZERRA, Felipe Perin. Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de química: contribuições do Google Classroom. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2943-
dc.description.abstractThis research describes an experience report related to the contribution of a virtual learning environment, the Google Classroom, from the perspective of Chemistry students and professors of the popular course MEDacesso, offered by the Faculty of Medicine of the Federal University of Mato Grosso to the general population. The contributions explored were regarding the usability and functionality of the Google Clasroom, both in the student and teacher environment. The investigation started with the availability of a digital form with essay questions in order to understand the individual opinion of all interviewed about their respective experiences with the platform, seeking to solve demands and understand needs. The methodology used was configured in a case study with exploratory characteristics, aiming to expand the discussions raised through the presented reports. The contribution of Classrom as a Virtual Learning Environment, is notorious with the conclusion obtained by the reports presented in this work, assuming as a mediating tool for teaching and learning Chemistry, with some limitations, however, that do not overshadow its contributions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-20T17:35:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Felipe Perin Bezerra.pdf: 1412879 bytes, checksum: fdd3a571eee7d8a3e27c3858377d02c3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-30T18:29:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Felipe Perin Bezerra.pdf: 1412879 bytes, checksum: fdd3a571eee7d8a3e27c3858377d02c3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-30T18:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Felipe Perin Bezerra.pdf: 1412879 bytes, checksum: fdd3a571eee7d8a3e27c3858377d02c3 (MD5) Previous issue date: 2021-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAmbientes virtuais de aprendizagem no ensino de química : contribuições do Google Classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Irene Cristina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638382068961952pt_BR
dc.contributor.referee2Linhares, Karoline Marcondes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8392362514318076pt_BR
dc.contributor.referee3Magnani, Cláudia Regina Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501096640774594pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831022434546341pt_BR
dc.description.resumoO trabalho descreve um relato de experiência relacionado à contribuição de um ambiente virtual de aprendizagem, o Google Classroom, na perspectiva de estudantes e professores de Química do cursinho popular MEDacesso, ofertado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso para população geral. As contribuições exploradas foram quanto a usabilidade e funcionalidade da plataforma, tanto no ambiente do estudante quanto do professor. A investigação foi iniciada a partir da disponibilização de um formulário digital com perguntas dissertativas de modo a compreender a opinião individual de todos os entrevistados acerca de suas respectivas experiências com a plataforma, buscando solucionar demandas e compreender as necessidades. A metodologia utilizada, configurou-se em um estudo de caso com características exploratórias, visando expandir as discussões levantadas por meio dos relatos apresentados. A contribuição do Classrom como Ambiente Virtual de Aprendizagem, fica notória com a conclusão obtida pelos relatos apresentados nesse trabalho, assumindo como ferramenta mediadora para o ensino aprendizagem de Química, apresentando em contrapartida algumas limitações, porém, que não ofusca suas contribuições.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de químicapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia digitalpt_BR
dc.subject.keywordAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subject.keyword2Chemistry teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Digital technologypt_BR
dc.subject.keyword2Virtual learning environmentpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Felipe Perin Bezerra.pdf1.38 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.