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http://bdm.ufmt.br/handle/1/2944
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Acessibilidade e inclusão de deficientes físicos no Departamento de Química na perspectiva de uma cadeirante |
Autor(es): | Santos, Sylvia Karolina |
Orientador(a): | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Mello, Irene Cristina de |
Membro da Banca: | Santos, Laiene Maria Rodrigues dos |
Resumo : | Esta pesquisa tem por finalidade refletir sobre a importância da inclusão, acessibilidade e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos na universidade, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Assim, trata de um dos principais desafios da área da Educação, uma vez que eliminar as barreiras que dificultam ou impedem o conhecimento e a aprendizagem é um caminho árduo. Por isso, levantou-se algumas discussões teóricas sobre a função da Universidade e o papel do professor frente a inclusão. A presente pesquisa teve por objetivo discutir os desafios relacionados à inclusão e acessibilidade que uma pessoa com deficiência enfrenta para desenvolver sua formação profissional, no ambiente universitário, em especial no Departamento de Química, campus Cuiabá, Mato Grosso – UFMT. Especificamente, buscou-se tanto verificar se essa instituição de Ensino Superior está de acordo com o que estabelecem as normas da ABNT e a NBR 9050/2015 no que diz respeito às questões arquitetônicas, quanto verificar os desafios que uma aluna cadeirante encontra para desenvolver suas habilidades acadêmicas no referido Departamento. As informações foram obtidas por meio de um levantamento in lócus das especificações de circulação e acesso e por meio de um questionário destinado à discente cadeirante matriculada no curso de Bacharelado em Química. Com a análise dos dados foi possível concluir que no Departamento de Química, a inclusão e acessibilidade continua tema aberto e de muitas entradas para reflexão; a efetivação da educação inclusiva, assim como a acessibilidade é ainda muito incipiente; as maiores dificuldades estão na estrutura arquitetônica, na integração e não em uma real inclusão, bem como a falta de empatia, treinamentos e cursos para professores e toda a gestão, e entendermos que a busca continua sendo por equidade, pelas mesmas oportunidades e não por regalias; a inclusão envolve convivência regada pelo diálogo, pela humildade, pelo reconhecimento das próprias fragilidades, para que assim aconteça a superação. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aims to reflect on the importance of inclusion, accessibility and the ability to accept the diversity of individuals at the university, ensuring equal access to opportunities. Thus, it deals with one of the main challenges in the field of Education, since eliminating the barriers that hinder or impede knowledge and learning is an arduous path. Therefore, some theoretical discussions were raised about the role of the University and the role of the professor in terms of inclusion. This research aimed to discuss the challenges related to inclusion and accessibility that a person with a disability faces to develop their professional training in the university environment, especially in the Department of Chemistry, campus Cuiabá, Mato Grosso – UFMT. Specifically, we sought both to verify whether this institution of Higher Education is in accordance with the standards of ABNT and NBR 9050/2015 with regard to architectural issues, as well as to verify the challenges that a student in a wheelchair faces to develop their academic skills in that Department. The information was obtained through an in locus survey of the circulation and access specifications and through a questionnaire for wheelchair students enrolled in the Bachelor of Chemistry course. With the analysis of the data, it was possible to conclude that in the Department of Chemistry, inclusion and accessibility remains an open topic and has many entries for reflection; the realization of inclusive education, as well as accessibility, is still very incipient; the biggest difficulties are in the architectural structure, in integration and not in real inclusion, as well as the lack of empathy, training and courses for teachers and the entire management, and we understand that the search continues to be for equity, for the same opportunities and not for perks; inclusion involves coexistence watered by dialogue, humility, recognition of one's own weaknesses, so that overcoming can happen. |
Palavra-chave: | Inclusão Acessibilidade Universidade Ensino de química |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Inclusion Accessibility University Chemistry teaching Science education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Química - CUC - Licenciatura |
Referência: | SANTOS, Sylvia Karolina. Acessibilidade e inclusão de deficientes físicos no Departamento de Química na perspectiva de uma cadeirante. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2944 |
Data defesa documento: | 3-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
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