Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Gabriel Mateus Arantes | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T20:31:18Z | - |
dc.date.available | 2021-08-03 | - |
dc.date.available | 2023-03-30T20:31:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-21 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Gabriel Mateus Arantes. A formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais: o relato de experiência de um futuro docente em química. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2947 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-20T18:56:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf: 3325549 bytes, checksum: 1a883dc9d4d1522a6cf4c820e3e22019 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-30T20:31:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf: 3325549 bytes, checksum: 1a883dc9d4d1522a6cf4c820e3e22019 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-30T20:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf: 3325549 bytes, checksum: 1a883dc9d4d1522a6cf4c820e3e22019 (MD5) Previous issue date: 2021-07-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais : o relato de experiência de um futuro docente em química | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756856364236298 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756856364236298 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Magnani, Cláudia Regina Soares | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1501096640774594 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4973513653379256 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Universidade possui um compromisso de promover o Ensino, Pesquisa e Extensão, baseado no princípio da indissociabilidade. Para que isso se mantenha vigente foram criados programas, com o intuito de que este pilar seja mantido. Programas como a Monitoria, Tutoria e Estágio não Obrigatório foram alguns desses programas, sendo esses os exemplos dos pilares de pesquisa e extensão. Já o ensino, compondo assim os 3 pilares, é subsidiado pela matriz curricular de cada curso, sendo nas licenciaturas obrigatório constar em sua matriz os Estágios Supervisionados. O presente trabalho de conclusão de curso buscou refletir sobre o impacto dos projetos participados e o quanto isso teve relevância para a formação inicial docente, aliado com o perfil egresso do estudante, e se os programas corroboram para a formação prevista neste perfil. Os dados foram tratados de uma perspectiva qualitativa, com carácter reflexivo, descritivo e analítico, sendo adquiridos por meio de relatos de experiência das vivências nos programas de Monitoria, Estágio Supervisionado, Estágio não Obrigatório e Tutoria. A Tutoria foi meu contato inicial com o exercício da docência em sala de aula. O período que eu estive de monitor e tutor serviu como um preparatório para o momento no qual eu fosse iniciar minha docência. Ambos os estágios me mostraram situações que eu nunca antes havia presenciado. No Estágio Supervisionado (ES) I, pude ter o contato com realidades que antes eu nem imaginava um dia poder presenciar, mesmo que pela visão das coordenadoras. O Estágio não Obrigatório trouxe muitos frutos para a minha formação. Sendo que o principal deles foi a motivação para continuar a pesquisa em Química Computacional (QC) no futuro. Ademais, mostrou como aplicar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e obter informações inéditas, nunca encontradas anteriormente, sendo essa a função dos artigos, contribuir para o meio acadêmico no geral, promovendo até avanços tecnológicos que serão revertidos para a sociedade. Portanto, cada um dos programas citados contribuiu de forma única, sendo que cada um deles contempla um ponto específico das 4 etapas de formação inicial do professor descrita por Imbernón (2000). Além disso, cada um deles se mostrou importante na minha construção como profissional da docência, possuindo assim, as competências e habilidades descritas no perfil do aluno egresso. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tutoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Monitoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio não obrigatório | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf | 3.25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.