Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Gabriel Mateus Arantes-
dc.date.accessioned2023-03-30T20:31:18Z-
dc.date.available2021-08-03-
dc.date.available2023-03-30T20:31:18Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Gabriel Mateus Arantes. A formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais: o relato de experiência de um futuro docente em química. 2021. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2947-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-20T18:56:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf: 3325549 bytes, checksum: 1a883dc9d4d1522a6cf4c820e3e22019 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-30T20:31:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf: 3325549 bytes, checksum: 1a883dc9d4d1522a6cf4c820e3e22019 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-30T20:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf: 3325549 bytes, checksum: 1a883dc9d4d1522a6cf4c820e3e22019 (MD5) Previous issue date: 2021-07-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA formação profissional marcada pela participação nos programas institucionais : o relato de experiência de um futuro docente em químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Mariuce Campos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756856364236298pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484650266886844pt_BR
dc.contributor.referee3Magnani, Cláudia Regina Soares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1501096640774594pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4973513653379256pt_BR
dc.description.resumoA Universidade possui um compromisso de promover o Ensino, Pesquisa e Extensão, baseado no princípio da indissociabilidade. Para que isso se mantenha vigente foram criados programas, com o intuito de que este pilar seja mantido. Programas como a Monitoria, Tutoria e Estágio não Obrigatório foram alguns desses programas, sendo esses os exemplos dos pilares de pesquisa e extensão. Já o ensino, compondo assim os 3 pilares, é subsidiado pela matriz curricular de cada curso, sendo nas licenciaturas obrigatório constar em sua matriz os Estágios Supervisionados. O presente trabalho de conclusão de curso buscou refletir sobre o impacto dos projetos participados e o quanto isso teve relevância para a formação inicial docente, aliado com o perfil egresso do estudante, e se os programas corroboram para a formação prevista neste perfil. Os dados foram tratados de uma perspectiva qualitativa, com carácter reflexivo, descritivo e analítico, sendo adquiridos por meio de relatos de experiência das vivências nos programas de Monitoria, Estágio Supervisionado, Estágio não Obrigatório e Tutoria. A Tutoria foi meu contato inicial com o exercício da docência em sala de aula. O período que eu estive de monitor e tutor serviu como um preparatório para o momento no qual eu fosse iniciar minha docência. Ambos os estágios me mostraram situações que eu nunca antes havia presenciado. No Estágio Supervisionado (ES) I, pude ter o contato com realidades que antes eu nem imaginava um dia poder presenciar, mesmo que pela visão das coordenadoras. O Estágio não Obrigatório trouxe muitos frutos para a minha formação. Sendo que o principal deles foi a motivação para continuar a pesquisa em Química Computacional (QC) no futuro. Ademais, mostrou como aplicar aqueles conhecimentos adquiridos em sala de aula e obter informações inéditas, nunca encontradas anteriormente, sendo essa a função dos artigos, contribuir para o meio acadêmico no geral, promovendo até avanços tecnológicos que serão revertidos para a sociedade. Portanto, cada um dos programas citados contribuiu de forma única, sendo que cada um deles contempla um ponto específico das 4 etapas de formação inicial do professor descrita por Imbernón (2000). Além disso, cada um deles se mostrou importante na minha construção como profissional da docência, possuindo assim, as competências e habilidades descritas no perfil do aluno egresso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordRelato de experiênciapt_BR
dc.subject.keywordTutoriapt_BR
dc.subject.keywordMonitoriapt_BR
dc.subject.keywordEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.keywordEstágio não obrigatóriopt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Química - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Gabriel Mateus Arantes Pereira.pdf3.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.