Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/2949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Álef Vinicius de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T20:37:53Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01 | - |
dc.date.available | 2023-03-30T20:37:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Álef Vinicius de Jesus. Relações étnico-raciais e ensino de química: a produção científica no periódico Química Nova na Escola (QNEsc). 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/2949 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-16T19:18:21Z No. of bitstreams: 1 Álef Vinicius de Jesus Silva - Termo Autorização - 2021.pdf: 544051 bytes, checksum: 316567daa0ab7c4100256ea776a1f6e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com), reason: Alterar o arquivo on 2023-03-28T18:29:04Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-28T18:32:43Z No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Álef Vinicius de Jesus Silva.pdf: 1280936 bytes, checksum: 8a8a4331edcd146e5a8b19e1c8988136 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-03-30T20:37:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Álef Vinicius de Jesus Silva.pdf: 1280936 bytes, checksum: 8a8a4331edcd146e5a8b19e1c8988136 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-30T20:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2021_Álef Vinicius de Jesus Silva.pdf: 1280936 bytes, checksum: 8a8a4331edcd146e5a8b19e1c8988136 (MD5) Previous issue date: 2021-09-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Relações étnico-raciais e ensino de química : a produção científica no periódico Química Nova na Escola (QNEsc) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5484650266886844 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes, Mariuce Campos de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2756856364236298 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Magnani, Cláudia Regina Soares | - |
dc.contributor.referee3Lattes | . | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7418420340383436 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se insere no âmbito das pesquisas que buscam a comprensão dos processos de ensino-aprendizagem em Química na Educação das Relações Étnico-Raciais. Neste sentido, o objetivo está pautado em analisar como a temática das Relações Étnico-Raciais vem sendo abordada no Ensino de Química, considerando artigos acadêmicos publicados na revista Química Nova na Escola (QNEsc). Deste modo, apresenta-se o problema da pesquisa norteado pela seguinte questão: Quais as contribuições dos trabalhos científicos produzidos no periódico Química Nova na Escola (QNEsc) sobre Relações Étnico Raciais no Ensino de Química? Na metodologia optou-se por realizar a investigação alicerçada pelos pressuspostos da Pesquisa Qualitativa do tipo Pesquisa Bibliográfica, onde foram analisados 8 artigos na referida revista. Para análise dos registros de informações obtidas, a pesquisa baseou-se na perspectiva da abordagem interpretativa. Os resultados da pesquisa mostram que na revista QNEsc, trabalhar com as Relações Étnico-Raciais e o Ensino de Química é ainda algo relativamente novo na esfera educacional. Entretanto, os artigos pesquisados apontam para um Ensino de Química que trabalhe a temática das Relações Étnico-Raciais de forma contextualizada, interdisciplinar, contemplando a perspectiva de lei n.º 10.639/2003, intervindo pedagogicamente no ensino-aprendizagem, trazendo assim, contribuições científicas africanas e afro-brasileira na tentativa de estabelecer um resgate aos conhecimentos e saberes advindos desses povos com a finalidade de contribuir para uma Educação antirracista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Química - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Química - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Álef Vinicius de Jesus Silva.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.