Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2988
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do mercúrio na exploração aurífera em Poconé-MT sobre a saúde dos trabalhadores em uma mineradora e da população
Autor(es): Silva, Juliene Aparecida da
Orientador(a): Leão, Luís Henrique da Costa
Membro da Banca: Leão, Luís Henrique da Costa
Resumo : O Mercúrio é considerado um dos agentes químicos de maiores preocupações da comunidade internacional, especialmente devido aos potenciais efeitos nocivos à saúde humana, sendo que no processo de extração aurífera essa preocupação redobra devido ao seu uso direto neste processo, em especial com o trabalhador. Objetivo: Conhecer o uso do mercúrio no processo de mineração do ouro em uma mineradora no município de Poconé-MT e os efeitos à saúde decorrentes da exposição a este metal. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa caracterizada como estudo de caso, com abordagem descritiva e de cunho qualitativo, com ênfase no conhecimento empírico, a qual se preocupa, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados. A análise dos dados foi feita a partir da descrição das entrevistas e das observações da pesquisadora, concomitantemente foi realizada correlação com trabalhos já escritos sobre o tema, baseando-se em um processo de reflexão crítica, buscando aliar o conhecimento científico com o conhecimento empírico, na perspectiva de avaliar o grau de sensibilização dos trabalhadores e agentes públicos sobre o uso do mercúrio e seu impacto sobre a saúde do trabalhador e do meio ambiente. Resultados: Os riscos e patologias decorrentes dos processos produtivos de ouro, principalmente aquelas causadas pelos agentes químicos, geralmente ultrapassam os limites da área física dos locais de trabalho. O que se observou com a pesquisa, é que mesmo com o passar de muitos anos, e várias mudanças de marcos legais, o perfil social desta classe de trabalhadores sofreu poucas mudanças, especialmente quando se trata de escolaridade. O nível de sensibilização sobre os riscos que esse metal pode trazer as suas saúdes é ainda muito baixo. Considerações Finais: É essencial que o poder público municipal tome rédeas do processo e assuma as suas responsabilidades, para debater e criar mecanismos de políticas públicas para o controle do mercúrio e dos riscos que esse agente químico traz a saúde e ao meio ambiente, por meio da sensibilização do trabalhador da exploração aurífera e da população em geral.
Palavra-chave: Mercúrio
Saúde do trabalhador
Meio ambiente
Política pública
Saúde coletiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: SILVA, Juliene Aparecida da. O uso do mercúrio na exploração aurífera em Poconé-MT sobre a saúde dos trabalhadores em uma mineradora e da população. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2988
Data defesa documento: 19-Oct-2018
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2018_Juliene Aparecida da Silva.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.