Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2993
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Tentativas de suicídio em trabalhadoras e trabalhadores do agronegócio : um estudo na região da bacia do Rio Juruena
Autor(es): Vilasboas, Gizelli de Alcântara Rodrigues
Orientador(a): Costa, Neuza Cristina Gomes da
Membro da Banca: Costa, Neuza Cristina Gomes da
Resumo : Pesquisar sobre o suicídio e suas tentativas, relacionando com fatores socioeconômicos e sociodemográficos é de suma importância, para compreender tais relações e buscar efetivações junto às políticas públicas e ao estudo de Saúde Coletiva, trabalhando objetivamente na prevenção e tratamento efetivo dos casos já registrados, no intuito de minimizar ou eliminar casos de reincidência. Objetivos – Caracterizar os casos de tentativas de suicídio referidas por famílias de trabalhadores decorrentes do agronegócio; Descrever os casos de tentativas de suicídio em relação a forma, frequência, uso de medicamentos controlados, assistência médica; Relacionar os casos de tentativas de suicídio aos agravos e doenças mentais referidas; Caracterizar informações socioeconômicas e sociodemográficas das famílias que referiram casos de tentativas de suicídio. Metodologia – Refere-se a uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva. Os dados analisados foram extraídos do banco de dados final de uma pesquisa maior intitulada: Avaliação da Contaminação Ocupacional, Ambiental e Alimentar por Agrotóxicos na Bacia do Rio Juruena. O estudo feito desse projeto foi realizado nos municípios de Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Sapezal. Resultados – Os maiores índices de tentativas de suicídio no período analisado ocorreram em mulheres. Mais de 50% destas mulheres entrevistadas afirmaram sofrer de ansiedade/depressão, muitas destas faziam uso de medicamentos controlados. Entre os métodos utilizados para a violência auto infligida, a ingestão de medicamentos e envenenamento apresentam-se em grande proporção. Entre essas mulheres que tentaram o suicídio, a maioria procurou e recebeu assistência médica após as tentativas de suicídio. Fatores como profissão, idade, escolaridade e renda foram cruciais para a discussão sobre os vieses relacionados a estas possíveis tentativas. Considerações finais – O suicídio e a saúde mental são uma temática pouco discutida na saúde coletiva. Falar sobre suicídio é ainda um fator que gera resistência, pois expõe uma das fragilidades humanas, desta forma cria-se um tabu que por sua vez inibe a procura por ajuda. No entanto, seu estudo é fundamental para o campo, pois somente através da compreensão será possível pensar em formas de prevenir o problema.
Palavra-chave: Saúde do trabalhador
Agronegócio
Suicídio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Saúde Coletiva - CUC
Referência: VILASBOAS, Gizelli de Alcântara Rodrigues. Tentativas de suicídio em trabalhadoras e trabalhadores do agronegócio: um estudo na região da bacia do Rio Juruena. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2993
Data defesa documento: 29-Aug-2019
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Gizelli de Alcântara Rodrigues Vilasboas.pdf1.16 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.