Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/2999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJorge, Layna Eduarda Lopes-
dc.date.accessioned2023-04-28T16:52:57Z-
dc.date.available2019-09-23-
dc.date.available2023-04-28T16:52:57Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationJORGE, Layna Eduarda Lopes. Saúde mental em Saúde Coletiva: analisando a inserção nos cursos de graduação. 2019. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/2999-
dc.description.abstractPublic Health refers to interdisciplinary field based on Epidemiology; Policy, Planning and Management; and Social and Human Sciences in Health. Mental Health approach adopted in this field of knowledge and practices is based on Psychosocial Care paradigm, open access and community orientation. Based on qualitative, descriptive and exploratory approach, we analyzed the insertion of Mental Health in Public Health, through curriculum matrices of Pedagogical Projects of active undergraduates in Brazil. Data were processed to consider predominance of themes. Results identified syllabus focused on Brazilian Psychiatric Reform, in general, with emphasis on reorganization of model care for substitutive services in network, reintegration of users following principles and guidelines of National Mental Health Policy and the Unified Health System Health. No content was found about the Psychosocial Care Network (RAPS), specifically. There was inaccuracy in use of Policy of National Mental Health term, by formal nonexistent at federal level. Diversified contents, intend to reorientation actions of care model in Mental Health, suggest a wide range of activities for health workers, even though there was a reduced offer of related disciplines in active undergraduate programs in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-04-26T13:33:15Z No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Layna Eduarda Lopes Jorge.pdf: 262309 bytes, checksum: 7121579c889d9b42fc2fed1a391d8c8b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-04-28T16:52:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Layna Eduarda Lopes Jorge.pdf: 262309 bytes, checksum: 7121579c889d9b42fc2fed1a391d8c8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-28T16:52:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2019_Layna Eduarda Lopes Jorge.pdf: 262309 bytes, checksum: 7121579c889d9b42fc2fed1a391d8c8b (MD5) Previous issue date: 2019-09-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSaúde mental em saúde coletiva : analisando a inserção nos cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nicolau, Karine Wlasenko-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7180650547115138pt_BR
dc.contributor.referee1Nicolau, Karine Wlasenko-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7180650547115138pt_BR
dc.description.resumoA Saúde Coletiva refere-se a um campo interdisciplinar baseado nas áreas de Epidemiologia; Política, Planejamento e Gestão; e Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A abordagem de Saúde Mental adotada nesse campo de saberes e práticas fundamenta-se no paradigma da Atenção Psicossocial, com orientação aberta e comunitária. Utilizando abordagem qualitativa, de tipo descritivo-exploratória, analisou-se a inserção da temática Saúde Mental em Saúde Coletiva, por meio das matrizes curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos ativos no país. Os dados foram processados considerando-se a predominância dos temas. Os resultados identificaram conteúdos programáticos voltados para a Reforma Psiquiátrica Brasileira, de modo geral, com ênfase na reorganização do modelo assistencial pelos serviços substitutivos na rede de atenção, reinserção de usuários seguindo os princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental e do Sistema Único de Saúde (SUS). Não foram localizados conteúdos sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), especificamente. Verificou-se imprecisão no uso da expressão Política Nacional de Saúde Mental, considerando a inexistência formal em âmbito federal. Conteúdos diversificados, vinculados às ações de reorientação do modelo assistencial em Saúde Mental, sugeriram amplitude no campo de atuação dos(as) sanitaristas, ainda que se tenha constatado reduzida oferta de disciplinas afins nas graduações ativas no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Saúde Coletiva (ISC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programSaúde Coletiva - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVApt_BR
dc.subject.keywordSaúde mentalpt_BR
dc.subject.keywordSaúde coletivapt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúde públicapt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keyword2Mental healthpt_BR
dc.subject.keyword2Public healthpt_BR
dc.subject.keyword2Professional trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Higherpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Saúde Coletiva - Bacharelado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2019_Layna Eduarda Lopes Jorge.pdf256.16 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.