Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3001
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Língua Brasileira de Sinais (Libras) : inserção formal da disciplina na graduação em saúde coletiva no Brasil |
Autor(es): | Castro, Eliana Paula de |
Orientador(a): | Nicolau, Karine Wlasenko |
Membro da Banca: | Nicolau, Karine Wlasenko |
Resumo : | A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), reconhecida no Brasil como uma das línguas oficializadas, refere-se à expressão e comunicação visuoespacial ou visual-motora da comunidade surda brasileira. Da Saúde Coletiva, campo interdisciplinar de saberes e práticas sociais, espera-se um profissional comprometido com a dignidade da vida humana e a defesa da saúde pública como direito universal. Para tanto, torna-se imprescindível incluir disciplinas no percurso formativo acadêmico, como a de LIBRAS, com conteúdos que permitam atuar na Saúde considerando a vulnerabilidade decorrente da deficiência auditiva, ao mesmo tempo em que se respeitam a diversidade e os aspectos socioculturais próprios da comunidade surda do país. Por meio de abordagem qualiquantitativa, utilizando pesquisa documental, de tipo descritivo-exploratória, mapeou-se a inserção formal da disciplina de Libras nos cursos de graduação em Saúde Coletiva do Brasil. Os resultados indicam a presença de LIBRAS em aproximadamente 70% dos cursos, em caráter optativo e de nível básico, aliada a uma carga horária que oscila entre 30 e 68 horas. O estudo ratifica a necessidade de qualificação da disciplina a fim de que os(as) futuros(as) sanitaristas estejam aptos a realizar intervenções nas realidades de saúde como práticas sociais transformadoras e inclusivas. |
Resumo em lingua estrangeira: | Brazilian Sign Language (LIBRAS), recognized in Brazil as one of the official language, refer to visuospatial expression and communication of Brazilian deaf community. Public Health, an interdisciplinary field of knowledge and social practices, require a professional committed to the dignity of human life and the defense of public health as a universal right. Therefore, it is essential to include disciplines in the academic training path, like LIBRAS, with contents that allow acting in Health that conside vulnerability due to hearing impairment, while respecting diversity and sociocultural aspects of deaf community in country. Through a quantitative quali approach and use descriptive-exploratory documentary research, formal insertion of Libras discipline in Public Health undergraduate courses in Brazil was mapped. The results show LIBRAS in 70% of courses, level optional and basic, between 30 to 68 hours. The study confirms need for qualification of LIBRAS discipline for that future health workers are able to perform interventions in health realities as transformative and inclusive social practices. |
Palavra-chave: | Linguagem de sinais Saúde coletiva Formação profissional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Sign language Public health Professional education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Saúde Coletiva (ISC) |
Programa: | Saúde Coletiva - CUC |
Referência: | CASTRO, Eliana Paula de. Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS): inserção formal da disciplina na graduação em Saúde Coletiva no Brasil. 2019. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3001 |
Data defesa documento: | 6-Sep-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Saúde Coletiva - Bacharelado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2019_Eliana Paula de Castro.pdf | 141.48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.