Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3025
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Estado, enquanto exercício de poder uma ficção (ideia) transfigurada em constituição
Autor(es): Godoes, Caique Tadao de Almeida
Orientador(a): Brito, Ari Ricardo Tank
Membro da Banca: Brito, Ari Ricardo Tank
Membro da Banca: Freire, Roberto de Barros
Resumo : O Trabalho de Conclusão de Curso é uma versão sintetizada das ideias de formação de Estado, elaborado com auxílio geral das concepções de George Burdeau em seu livro O Estado (1970). Trouxemos diversos elementos, substâncias e atributos para geração da ideia para fecundação do Estado, conquanto, também, foi possível materializar o pensamento teleguiado pelo comportamento do homem para formalização de uma ficção, ampla e capaz de guiar os homens em suas inter-relações e definitivamente conceber o exercício de Poder através da Constituição de um Estado. É possível, também, verificar que o trabalho foi alavancado por três ordens crescentes diferentes: o primeiro, pela particularização dos elementos de formação do Estado; o segundo, a introdução de relações do Estado, aonde, a individualidade do homem se inicia por modificações por seus relacionamentos com o Estado, isto é, a produtividade da institucionalização; e finalmente, o terceiro momento é organizado sobre o exercício de Poder do Estado através do modelo Constitucional, pautado nas razões de conceitos universais (liberdade, igualdade e fraternidade).
Resumo em lingua estrangeira: Le Travail de conclusion de cours est une version résumée des idées de formation de l’Etat, élaboré avec l’aide générale des conceptions de George Burdeau dans son livre L’Etat (1970). Nous avons apporté divers éléments, substances et attributs pour la génération de l’idée à la fécondation de l’Etat, aussi, il a été possible de matérialiser la pensée guidée par le comportement de l’homme pour formaliser une fiction, large et capable de guider les hommes dans ses interrelations et certainement concevoir l´exercice de Pouvoir au travers de um Constitucionde l´Étad. Il est également possible de constater que le travail a été exploité par trois ordres croissants différents : le premier, par la particularisation des éléments de formation de l’Etat; le second, l’introduction de relations de l’Etat, où l’individualité de l’homme commence par des changements dans ses relations avec l’Etat, c’est-à-dire la productivité de l’institutionnalisation; et enfin, le troisième moment est organisé sur l’exercice du pouvoir d’Etat à travers le modèle constitutionnel, guidé par les raisons des concepts universels (liberté, égalité et fraternité).
Palavra-chave: Estado
Poder
Comportamento individual
Exercício de poder
Constituição
Direito
Palavra-chave em lingua estrangeira: État
Pouvoir
Comportement individuel
Exercice du pouvoair
Constitutionality
Droit
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Filosofia - CUC - Licenciatura
Referência: GODOES, Caique Tadao de Almeida. O Estado, enquanto exercício de poder uma ficção (ideia) transfigurada em constituição. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3025
Data defesa documento: 20-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Caique Tadao de Almeida Godóes.pdf370.2 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.