Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnacleto, Elielma Andrade-
dc.date.accessioned2023-05-09T15:42:52Z-
dc.date.available2022-09-27-
dc.date.available2023-05-09T15:42:52Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.citationANACLETO, Elielma Andrade. Injustiça epistêmica e o bullying nas escolas. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3026-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-04-27T15:28:20Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf: 562488 bytes, checksum: d7c08f69d00ab81c7f8d053d5878f056 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-09T15:42:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf: 562488 bytes, checksum: d7c08f69d00ab81c7f8d053d5878f056 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-09T15:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf: 562488 bytes, checksum: d7c08f69d00ab81c7f8d053d5878f056 (MD5) Previous issue date: 2022-07-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInjustiça epistêmica e o bullying nas escolaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Breno Ricardo Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164221411927239pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Breno Ricardo Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164221411927239pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9012497958515454pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar a teoria de injustiça epistêmica da filósofa Miranda Fricker em seu livro Epistemic Injustice - Power & the Ethics of Knowing [Injustiça Epistêmica - O Poder e a Ética do Conhecimento] (2007). Na primeira parte desta pesquisa, pretendo introduzir a teoria da injustiça epistêmica e como essa injustiça passa a ser reproduzida nas instituições escolares. Na segunda parte, busco apresentar o conceito de silenciamento e como esse fenômeno pode levar algumas pessoas a fracassar em seus projetos de forma inconsciente. Por último, o objetivo desta pesquisa busca traçar um caminho entre a injustiça epistêmica e o bullying. Juntamente com a teoria de Fricker, argumento que ser alvo desse problema pode afetar a capacidade do estudante no momento de testemunhar ou buscar dar sentido a esse tipo de violência que acontece em grande medida nas escolas. A pesquisa é de caráter bibliográfico, não foram feitos levantamentos quantitativos a respeito do problema abordado, porém proponho que através do ensino de filosofia nas escolas é possível refletir e problematizar sobre as injustiças e opressões que acontecem no cotidiano escolar, e a partir disso combater essas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programFilosofia - CUC - Licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keywordInjustiça epistêmicapt_BR
dc.subject.keywordBullyingpt_BR
dc.subject.keywordPreconceitopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologia da educaçãopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Filosofia - Licenciatura

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf549.3 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.