Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3026
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Anacleto, Elielma Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T15:42:52Z | - |
dc.date.available | 2022-09-27 | - |
dc.date.available | 2023-05-09T15:42:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.citation | ANACLETO, Elielma Andrade. Injustiça epistêmica e o bullying nas escolas. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/3026 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2023-04-27T15:28:20Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf: 562488 bytes, checksum: d7c08f69d00ab81c7f8d053d5878f056 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2023-05-09T15:42:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf: 562488 bytes, checksum: d7c08f69d00ab81c7f8d053d5878f056 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-05-09T15:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf: 562488 bytes, checksum: d7c08f69d00ab81c7f8d053d5878f056 (MD5) Previous issue date: 2022-07-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Injustiça epistêmica e o bullying nas escolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Breno Ricardo Guimarães | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6164221411927239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Breno Ricardo Guimarães | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6164221411927239 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9012497958515454 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto de pesquisa tem como objetivo apresentar a teoria de injustiça epistêmica da filósofa Miranda Fricker em seu livro Epistemic Injustice - Power & the Ethics of Knowing [Injustiça Epistêmica - O Poder e a Ética do Conhecimento] (2007). Na primeira parte desta pesquisa, pretendo introduzir a teoria da injustiça epistêmica e como essa injustiça passa a ser reproduzida nas instituições escolares. Na segunda parte, busco apresentar o conceito de silenciamento e como esse fenômeno pode levar algumas pessoas a fracassar em seus projetos de forma inconsciente. Por último, o objetivo desta pesquisa busca traçar um caminho entre a injustiça epistêmica e o bullying. Juntamente com a teoria de Fricker, argumento que ser alvo desse problema pode afetar a capacidade do estudante no momento de testemunhar ou buscar dar sentido a esse tipo de violência que acontece em grande medida nas escolas. A pesquisa é de caráter bibliográfico, não foram feitos levantamentos quantitativos a respeito do problema abordado, porém proponho que através do ensino de filosofia nas escolas é possível refletir e problematizar sobre as injustiças e opressões que acontecem no cotidiano escolar, e a partir disso combater essas práticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Filosofia - CUC - Licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.keyword | Injustiça epistêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bullying | pt_BR |
dc.subject.keyword | Preconceito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia da educação | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Filosofia - Licenciatura |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2022_Elielma Andrade Anacleto.pdf | 549.3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.